QUEM SABE ? EU SEI !

 

            Eu não posso afirmar se quando falamos “eu sei” temos absoluta certeza do que realmente estamos querendo dizer ! Eu pelo menos vejo uma enorme diferença entre o “eu acho” e o “eu sei”.

            Por conta dessas abissais diferenças já cometi gafes incríveis e vou confessar uma coisa muito séria : não foi fácil começar a desprezar o “eu acho”.

           Vejo que nos relacionamentos, sejam de amizade ou mesmo aqueles que envolvem romances mais sérios, muitas vezes surgem complicações exatamente pelo fato de estarmos intensamente habituados ao “eu acho”.

         Já ouvi inclusive uma expressão que está se tornando muito popular , que é o tal de “achismo”, que aliás, simplesmente detesto.

          À medida que o tempo foi passando, surgindo daí o amadurecimento natural e com a substancial ajuda de mestres queridos fui começando a entender os malefícios que podem causar nas nossas vidas o péssimo hábito de viver e nos basear sempre em cima de suposições.

          É evidente que ainda não temos a visão suficiente para entender que tudo acontece dentro de uma lógica e muitas vezes, o fato de perceber que uma pessoa estava derramando lágrimas, por exemplo, não significa necessariamente que ela estivesse chorando de tristeza.

        Recentemente me envolvi numa pequena polêmica , que inclusive poderia gerar um atrito muito mais sério, por inadvertidamente ter utilizado a  expressão “ quem sabe” no meio de um longo diálogo.

         A verdade é que quis dizer uma coisa e entretanto a interpretação foi outra, completamente diferente. Até hoje, não tenho certeza se o que disse ainda tenha deixado marcas.

         É claro que o tempo se encarregará de apagar marcas deixadas mas, esta foi mais uma experiencia desastrosa por ter usado algo semelhante ao “eu acho” no lugar do “eu sei”.

         Infelizmente  nem sempre fui bem interpretado e compreendido quando, de uma forma ou de outra consegui expor com clareza meus pensamentos sobre determinado assunto. Me atrevo até afirmar com absoluta segurança que a esmagadora maioria do que falo e escrevo é estritamente baseado no “eu sei”.

           Aliás, o que na verdade quer dizer “eu sei” ? Em primeiro lugar, não consigo compreender (e nem aceitar) que essa expressão combine com qualquer interrogação . Duas duas uma , ou você sabe ou não sabe !

           Desde o s bons tempos em que frequentava os bancos escolares percebi o verdadeiro desastre que é dar qualquer resposta, sobre o que for, apenas baseado no "eu acho”. Hoje, felizmente, me considero uma pessoa serena e equilibrada por muitos motivos e um deles é a de dar um passo de cada vez e sempre com certeza absoluta do que quero e do que estou fazendo.

         É por tal motivo que sempre falo “eu sei” e dificilmente ”eu acho”. Como não sou infalível é até provável que num descuido desses naturais da vida, tipo assim, quando estiver desconcentrado , bêbado (considerando que não aguento mais que duas tulipas de chope) ou com sono, perca o controle e informe que o lado sul fica na mesma direção do lado norte.

          Talvez seja por este motivo, ou por detestar o “eu acho”, que não consiga ser e nem me ver como um autêntico poeta, principalmente desses bem românticos.

           Considero meio estranho construir lindos versos sem que possa haver neles, disfarçados ou não, vários “eu acho”. Numa poesia até que fica bonito. Mas na vida real, no dia a dia, nos tropeços normais e tombos que levamos, creio ser muito mais útil e positivo o “eu sei” , seja em que circunstância for.

           É claro que neste momento estou apenas abrindo ligeiramente a porta da minha fábrica de pensar e estou deixando escapar alguns pensamentos e meu modo de encarar a vida, o que chamamos de dia após dia.

          Uma  coisa  é   absolutamente certa. ! E disso eu não tenho a menor dúvida !  Quem sabe o que realmente quero ? Eu sei !

           Quem  sabe  quando   e  quanto  dói   uma saudade ou uma ferida ? Eu sei !  Quem sabe o tamanho dos meus sentimentos e do quanto meu coração bate forte ? Eu sei !

           Quem sabe o quanto ainda tenho que aprender com os grandes e magistrais cronistas, escritores e poetas ? Eu sei......



                                 *********


                                        

              


(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 06/02/2010
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T2072755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.