*** AS MAZELAS TEOLÓGICAS DOS HOMENS ***
São tantas as mazelas que os homens estabelecem em nome de Deus, que ao analisá-las, ficamos perplexos, estarrecidos.
Líderes religiosos ou não, eles se acham no direito de fazer e desfazer sobre os oráculos divinos, o que pessoalmente acho uma grande falta de respeito, não apenas com Deus, mas com as pessoas que se encontram cada vez mais confusas no aspecto religioso.Culpa do orgulho, ganância e arrogância desses teoloucos.
Sabemos que tudo isso vem de tempos remotos até chegarmos na época da inquisição, das cruzadas, e por aí afora.
Quantas vidas preciosas foram ceifadas! E ainda são! As piores guerras sempre tem um fundo religioso.O que seria para sensibilizar e unir a humanidade, está destruindo. Isso é abominável!
Martinho Lutero, sacerdote da igreja romana, abriu as portas para a reforma protestante, discordando da autoridade papal, e penso eu e muitos outro estudiosos, que ele tinha a intenção de ser fiel as Escrituras, quando lia Romanos 1:17 "...O justo viverá por fé."
Eu também penso que ele não imaginava que a Reforma protestante fosse desencadear uma série de outras denominações.Igrejas distintas com doutrinas e preceitos distintos, e denominações distintas. São as que chamamos hoje em dia de igrejas tradicionais, para diferenciar do pentecostalismo que surgiu no século 18 e que contribuiu mais ainda para a explosão, para não dizer revolução denominacionalista. Até as terminologias de referências tornam-se exaustivas. Claro que a expessão Reforma protestante não foi designada por Lutero.
Muitas coisas boas resultaram de diversos movimentos religiosos,inclusive da reforma, mas o homem com a sua tendência egoística e megalomaníaca, tratou logo de usar estas situações para protagonizar o status , interesses próprios e escusos valendo-se do que eu denomino teologicamente de Invencionismo.
É esse o termo: Invencionismo Teológico!
Essas pessoas, inclusive líderes religiosos assumem a posição de Deus, e em nome Dele, elaboram os seus auto-estatutos religiosos e sempre usam uma forma sutil de impor e até impregná-los na mente das pessoas, inclusive dos mais incautos e infelizmente muitas aberrações cotidianas ocorrem através de pseudos-teólogos.
Consegui adotar muitos desafetos com esse meu ponto de vista, mas não me incomodo.
Bem pregava Jesus Cristo aos líderes religiosos de sua época, os saduceus e fariseus, considerados doutores da Lei.
Jesus, citando o profeta Isaías pronunciou publicamente e categoricamente em Mateus 15:7-9 :
7 Hipócritas!Bem profetizou Isaías a vosso respeito,dizendo:
8 Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Muitos preceitos humanos tratados religiosamente, levam pessoas a cometer atos insanos e hediondos.
Sempre nos deparamos nos noticiários com fatos religiosos inusitados,e até estarrecedores.
Lembro-me de uma mulher que matou um filhinho e colocou no forno como sacrifício a Deus referindo-se a Abraão quando subiu ao monte para sacrificar o seu filho Isaque.(Gênesis 22)
Outro caso teve que haver intervenção policial porque um "pastor" não deixava seguir o enterro de um jovem, pois disse que iria ressuscitá-lo, mas o corpo já esta putreficado e ninguém suportava mais.
Quanta diferença dos milagres de Jesus e dos apóstolos!
Falsos milagreiros é o que não falta hoje em dia.
Outra coisa: Jesus Cristo e os Apóstolos não precisavam de criar um clima emocional , carregado de êxtase para realizar milagres.
É interessante mesmo.O falso profeta engana aos outros e a si mesmo.
O pior de tudo é que estes líderes religiosos insistem em usar a Bíblia para realizar as sua mazelas, mas apenas aquilo que lhes convèm. Fazem a Palavra de Deus de gato e sapato.
Porque não criam os seus próprios estatutos?Deixe a Bíblia em paz!
A maioria do problema não reside na interpretação, mas sim no delito da distorção para atender aos interesses próprios.
Homens assim estão por toda parte como hienas em busca de carniça.
Na Igreja Primitiva já existiam estes teoinvencionistas que tentavam disseminar doutrinas e preceitos estranhos ao Evangelho de Cristo e muitos acabavam tolerando e aceitando de bom grado.
O Apóstolo Paulo referiu-se a eles em 2 Coríntios 11:3-4 :
"3 Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.
4 Se, na verdade, vindo alguém, prega outro Jesus que não temos pregado, ou se aceitais espírito diferente que não tendes recebido, ou evangelho diferente que não tendes abraçado, a esse, de boa mente, o tolerais.
Como nunca, o mundo está infestado de invencionistas inescrupulosos praticando as sua mazelas teológicas.
O Invencionismo Teológico é tão abrangente que caberão muitos outros textos para abordar minha tese.
"Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo;"