O BOLO da TIA CARMINHA
" A vida não será a festa
que todos desejamos,
mas enquanto esta-
mos por aqui ...
festejemos"... ( Kalena)
Eu tenho uma tia , que eu acho que é ( com todo respeito )uma tia "inventada". Ela é casada , com um tio de nem sei de quem , mas dizem que é de um tio avô , em 6º grau da minha mãe . Contudo , fazem questão de serem chamados de tios : tia Carminha e tio Quinzinho. Ok .... Eu os chamo assim . E são mineiros . Good !!!
Preparar e servir com carinho quitudes deliciosos é um hábito tradicional do mineiro . Esse fato tem sido descrito por todos os meios de expressão. Há cidades , aqui por perto que ainda cultuam os hábitos e tradições nineiras. E meus tios , que são os de sexto grau da minha mãe , gostam de falar que aprenderam na escola as siglas
MKS ( metro, quilometro, segundo) , e CGS ( centímetro , grama , segundo) etc... Mas dizem que por lá , isso não é usado . Se você pergunta o caminho para tal lugar não é incomum você ouvir explicções assin : _"pegue a rua Tal e siga toda vida "..... E eu ouvindo isso fico a imaginar que "toda" vida é uma uma unidade de
distância , rsrs.
E continuam : _ " Se você for comprar quitanda ( quitanda por aquelas bandas não é o local onde se compra frutas , verduras e legumes, mas sim docinhos , bolachinhas, etc...)" , pede-se um "punhado" de doce de abóbora ( eu adoro ) , um "punhadinho" de cajuzinho , e assim vai . Aí , eu presumo que seja unidades de peso . rsrs. A Tia Carminha é um exemplo clássico dessas mineirisses . Bem cuidada, vaidosa , apesar da idade , tem sempre quitanda para os visitantes. Numa visita à sua casa , junto como café , e o tradicional pão de queijo ( gênero de primeira qualidade ) , meus pais tiveram uma infinidade de quitutes que os levaram ao arrependimento de terem aceitado todos , especialmente depois quando subiram à balanla . Eu?... eu já nem fui.
Mas o melhor estava por vir: um bolo muito gostoso que ela mesma tinha preparado . EStava realmente muito bom, a ponto de algumas repetições. Após a degustação e alguns cafés veio a pergunta inevitável :
Tia, disse minha mãe , como é a receita do bolo ?
A Tia Carminha com a calma habitual respondeu :
_ Muito fácil
_ É? Então quanto de farinha ?
_ Ora filha , um bom tanto . ( Minha mãe que não gosta de coziinhar e nem cozinha , arregalou os olhos . ..)
_ Quantos ovos Tia Carminha?
_ Depebde. Dos graúdos , uns dois, dos médios uns três e dos pequenos , uns quatro.
_ Vai leite , tia ?
_ Claro , mimha filha . Tá vendo este copo aqui ? Vai INTEIRO ... menos uns dois dedos.
_ E o óleo ?
_ A Mesma coisa . O mesmo copo cheio , MENOS uns 3 dedos .
_E quanto de açucar ?
_ Depende . Do açucar normal , umas 2 xícaras , do açucar
ligth , umas 3 xícaras . Ah... e do fermento só uma pitada , e conforme , só meia pitada ou pitadinha .
_ TIa , só isso ?
_ Só isso . Entendeu ?
_ CLaro que sim , Tia Carminha . Uma receita BEM objetiva . Só não vai acertar quem não quiser .( e deu uma piscadinha para o meu pai) .
Então e você sabe que tem gente que fala que eu não passo a receita direito ? Falam que eu fico enrolando....
_ Ah... Tia Carminha , não ligue , são pessoas que se cnfundem na receita . Não leem direito, pois está tão claraaaaaaaa aaaaaa!!!!!!! .
Bem , a mamãe já mandou fazer esse bolo , várias vezes , Nenhum saiu tão gostoso e tão bem feito como o da Tia Carminha .
Por quê , será , hein ????? rsrs.
::::::::::***oo***:::::::::: Kalena, com vontade de doce de leite.
Fev.2010.