O BOLO da TIA CARMINHA

" A vida não será a festa

que todos desejamos,

mas enquanto esta-

mos por aqui ...

festejemos"... ( Kalena)

Eu tenho uma tia , que eu acho que é ( com todo respeito )uma tia "inventada". Ela é casada , com um tio de nem sei de quem , mas dizem que é de um tio avô , em 6º grau da minha mãe . Contudo , fazem questão de serem chamados de tios : tia Carminha e tio Quinzinho. Ok .... Eu os chamo assim . E são mineiros . Good !!!

Preparar e servir com carinho quitudes deliciosos é um hábito tradicional do mineiro . Esse fato tem sido descrito por todos os meios de expressão. Há cidades , aqui por perto que ainda cultuam os hábitos e tradições nineiras. E meus tios , que são os de sexto grau da minha mãe , gostam de falar que aprenderam na escola as siglas

MKS ( metro, quilometro, segundo) , e CGS ( centímetro , grama , segundo) etc... Mas dizem que por lá , isso não é usado . Se você pergunta o caminho para tal lugar não é incomum você ouvir explicções assin : _"pegue a rua Tal e siga toda vida "..... E eu ouvindo isso fico a imaginar que "toda" vida é uma uma unidade de

distância , rsrs.

E continuam : _ " Se você for comprar quitanda ( quitanda por aquelas bandas não é o local onde se compra frutas , verduras e legumes, mas sim docinhos , bolachinhas, etc...)" , pede-se um "punhado" de doce de abóbora ( eu adoro ) , um "punhadinho" de cajuzinho , e assim vai . Aí , eu presumo que seja unidades de peso . rsrs. A Tia Carminha é um exemplo clássico dessas mineirisses . Bem cuidada, vaidosa , apesar da idade , tem sempre quitanda para os visitantes. Numa visita à sua casa , junto como café , e o tradicional pão de queijo ( gênero de primeira qualidade ) , meus pais tiveram uma infinidade de quitutes que os levaram ao arrependimento de terem aceitado todos , especialmente depois quando subiram à balanla . Eu?... eu já nem fui.

Mas o melhor estava por vir: um bolo muito gostoso que ela mesma tinha preparado . EStava realmente muito bom, a ponto de algumas repetições. Após a degustação e alguns cafés veio a pergunta inevitável :

Tia, disse minha mãe , como é a receita do bolo ?

A Tia Carminha com a calma habitual respondeu :

_ Muito fácil

_ É? Então quanto de farinha ?

_ Ora filha , um bom tanto . ( Minha mãe que não gosta de coziinhar e nem cozinha , arregalou os olhos . ..)

_ Quantos ovos Tia Carminha?

_ Depebde. Dos graúdos , uns dois, dos médios uns três e dos pequenos , uns quatro.

_ Vai leite , tia ?

_ Claro , mimha filha . Tá vendo este copo aqui ? Vai INTEIRO ... menos uns dois dedos.

_ E o óleo ?

_ A Mesma coisa . O mesmo copo cheio , MENOS uns 3 dedos .

_E quanto de açucar ?

_ Depende . Do açucar normal , umas 2 xícaras , do açucar

ligth , umas 3 xícaras . Ah... e do fermento só uma pitada , e conforme , só meia pitada ou pitadinha .

_ TIa , só isso ?

_ Só isso . Entendeu ?

_ CLaro que sim , Tia Carminha . Uma receita BEM objetiva . Só não vai acertar quem não quiser .( e deu uma piscadinha para o meu pai) .

Então e você sabe que tem gente que fala que eu não passo a receita direito ? Falam que eu fico enrolando....

_ Ah... Tia Carminha , não ligue , são pessoas que se cnfundem na receita . Não leem direito, pois está tão claraaaaaaaa aaaaaa!!!!!!! .

Bem , a mamãe já mandou fazer esse bolo , várias vezes , Nenhum saiu tão gostoso e tão bem feito como o da Tia Carminha .

Por quê , será , hein ????? rsrs.

::::::::::***oo***:::::::::: Kalena, com vontade de doce de leite.

Fev.2010.

kalena
Enviado por kalena em 06/02/2010
Código do texto: T2072233
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.