SALVAR-SE. COMPAIXÃO. HUMILDADE.

É possível encontrar a riqueza em nosso cofre, em nossos pertences, em nossa conta bancária, mas ela se dissolve, não nos acompanha, é a ilusória riqueza material.

A verdadeira riqueza está na mente, no espírito, no pensamento que nem mesmo o tempo pode tomar.

Se o escoar da vida mata o corpo, deteriora a matéria, de outro lado não subjuga o pensamento que sucede o desaparecimento do corpo, pois permanece na memória do exemplo, que fica nas obras, nos filhos e netos, enfim, na sucessão, fruto da ancestralidade que tem no homem a excelência do cosmos na certeza da unidade.

“Eu não tenho mensagem, minha mensagem é minha vida”, pregava Gandhi de sua alta percepção.

Se é limitado nosso alcance como possuidor de bens materiais, não o é no abraço espiritual incontido, que pode avançar sem freios para as grandes conquistas que repudiam a blasfêmia da razão.

Com a mesma força e entusiasmo que nos entregamos a acumular bens, cuja limitação é inevitável, podemos nos voltar para a conquista de nós mesmos, ilimitada, abrindo as portas de um mundo novo, incrível, calmo e respeitoso. “novo estado de consciência”, sem ser servil aos pensamentos desavindos ou contraditórios, alinhados pela incompreensão e insciência de formas e fórmulas desnecessárias para o enriquecimento da mente, que por isso devem ser combatidas, energicamente, mesmo havendo compaixão para com aqueles que caminham tais caminhos e se alimentam das pequenas ofertas do pensamento, que surgem no progresso da caminhada.

Exercer a compaixão até onde possa chegar a visão, afastar a soberba, mesmo necessitada lançar no mais baixo fosso que se possa abrir, sufocar a vaidade que não deixa crescer, ainda que toda as forças precisem ser armazenadas para apertá-la sem que possa escapar por ato de vontade, são os meios de entender que a iluminação, mesmo primária, é o fim da ignorância.

Ninguém se salva do que não quer ser salvo, antes se agarra ao que seria a salvação. O salvacionismo falso é mais falso que a própria falsidade, logo que mostra todas as portas fechadas para o salvamento.

“Para nadar uma pessoa precisa tirar todas as suas roupas – para aspirar a verdade é preciso se despir de uma maneira bem mais profunda, tirando as roupas interiores, livrando-se dos pensamentos, dos conceitos, do egoísmo, etc..” Soren Kierkgaard.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 06/02/2010
Código do texto: T2071926
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.