OS CÃES LADRAM E A CARAVANA EMPACA!!!



 



Esta crônica se refere (unica e exclusivamente) à experiência que tive ao trabalhar durante alguns anos em uma revista, a princípio como colaboradora e depois na redação. A equipe produzia bem, mas mudava constantemente, afetando a dinâmica do trabalho. E não era por falta de entrosamento. Nunca tivemos problema entre os profissionais ali.

Por outro lado, o dono da publicação (suponho que se considerava proprietário do mundo) espalhava um clima de eterna tensão entre nós. A desaprovação era constante, por mais que todos se esforçassem, naquela revista apenas o erro contava! E o que era considerado erro? Tudo que o imperador do mundo editorial não tivesse entendido ou pensado antes porque apenas seus pensamentos e idéias determinavam a verdade em seus delírios (provavelmente fruto de um ócio nada criativo).

Ao chamar alguém em sua sala, não usava o interfone. Vivíamos no tempo das cavernas. Era aos berros! Invariavelmente tendia ao sarcasmo ou deselegância  no trato com as mulheres da equipe.

Os diagramadores (todos homens) sempre poupados de sua ira, o que me levava a crer que aquele senhor não conseguia se afirmar perante quem estivesse em condições de revidar sua truculência.

Em palavras menos rebuscadas: sua covardia era latente.

Permaneci naquele emprego por quase quatro anos (minha capacidade para ser tola é impressionante!). No entanto, aprendi algo sobre personalidades e egos inseguros e frágeis. Parece que quanto mais a pessoa é mal resolvida, e pouco consciente de seu próprio valor e responsabilidade, pior tratará o outro ao confundir uma noção básica: respeito não se adquire com práticas sádicas que apenas espalham o constrangimento e o clima de tensão absurda.

O respeito, suponho, nasce da consciência ética e é condição de cidadania. Nada tem a ver com a liberdade de expressão. Posso dizer o que penso sem ferir a integridade de alguém. Sem coações.


Afinal, o que um lider deveria ser? Creio que uma referência que nos inspire a ser melhor! 

O poder é um espaço privilegiado para observadores da natureza humana. Muitos líderes conquistam a admiração e o respeito de seus liderados?
Quanto mais alguém é consciente de sua responsabilidade social, maior será o respeito dedicado às pessoas ao seu redor.


Enquanto os truculentos maquiarem suas ações escondendo-se atrás da distorção do conceito de liberdade teremos muitos a dizer suas tais verdades, pela verdade. E isto é apenas crueldade.

Dizer a verdade com ética é crescimento responsável.

E quando isto não acontece, é possível que o ditado mude: os cães ladram e a caravana empaca!








(*) IMAGEM: Google


http://www.dolcevita.prosaeverso.net

Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 05/02/2010
Reeditado em 07/02/2010
Código do texto: T2071114
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.