CANÁRIO
 
Este pássaro canoro é originário dos Açores, da ilha da Madeira e das ilhas Canárias. Seu nome veio destas, todavia, em latim a palavra canaria significa "dos cães". Conta-se que os romanos encontraram lá muitos cães selvagens. Esses canários são chamados de canários-do-reino porque eram levados por piratas e navegadores e dados como presente aos reis lá da Europa. No Parque da Água Branca, em São Paulo, fica a FOB - Federação Ornitológica Brasileira, onde há exposições e registro de tudo sobre passaros canoros, por raça, cor, porte e canto.

A criação de canários é uma arte. Meu falecido pai os admirava e cuidava deles com muito carinho. Chegou a ter quase trinta. Ele até construiu uma área coberta e enfeitada com plantas, só para os pássaros. Era uma beleza! Quando alguém da casa se aproximava, eles nos cumprimentavam com seus piados alegres. Assim que o dia raiava, eles enchiam o peito e se tornavam barítonos, tenores.

Um dia, um conhecido de meu pai lhe deu um canário porque conseguiu um emprego de viajante e assim não poderia mais ficar com a ave. Meu pai me chamou e disse:- "Este canário é seu, terá que cuidar dele como eu cuido dos outros e você sabe bem como fazer." Eu fiquei radiante, ele era lindo e suas penas eram cinzas. Ele cantava para nossa casa e até para as casas vizinhas de tão alto e puro o seu canto.

Mas um dia ele morreu. Meu pai fez uma pequena cova lá no fundo do quintal e o enterrou. Eu coloquei uma flor sobre o montinho de terra. Chorei demais e escrevi meus primeiros versos:-

Esta pena era do Cinza
do canário que era meu.
Que peninha! Ele morreu.
Deyse Felix
Enviado por Deyse Felix em 05/02/2010
Reeditado em 20/06/2016
Código do texto: T2071090
Classificação de conteúdo: seguro