O Boto
Sempre tive uma curiosodade muito grande em saber a respeito da lenda do boto cor-de-rosa. Aliás lendas Brasileiras são muito ricas, curiosas e interessantes.
Em 1987, o ator Carlos Alberto Riccelli, representava o papel de um boto em um filme brasileiro de nome, "Ele , o boto".
A lenda do boto tem origem na região amazônica (Norte do Brasil), é muito popular na região e faz parte do folclore brasileiro.
A lenda conta que, um boto cor-de-rosa sai dos rios nas noites de festa junina atraido pela música e comemoração. Se transforma em um lindo jovem vestido com roupa social branca, metade homem e metade boto. Tem chapéu branco que usa para cobrir o rosto e disfarçar o nariz grande. Usa seu poder galanteador e falante, para aproxima-se de jovens desacompanhadas, seduzindo-as. Logo após, consegue convencer as mulheres para um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidá-las. Na manhã seguinte volta a se transformar no boto.
Pois é... a lenda do boto era usada para justificar a ocorrência de uma gravidez fora do casamento.
Ainda hoje,diz-se que uma criança é filha do boto, quando não se sabe quem é o pai. Pode?
O povo que habita comunidades próximas ao local onde vivem os botos, acreditam também que se comerem a carne do bicho, ficam loucas ou enfeitiçadas pelo resto da vida. Ui!!! Que medo!!!
Na verdade o boto é um animal mamífero, aquático vive no amazonas e está ameaçado de extinção.Tem vida solitária, alimenta-se de peixes e crustáceos, pode medir dois metros e meio e pesar 90kgs.A gestação dura oito meses e meio e eles vivem até 30 anos.
Uma grande ameaça a vida deste golfinho são as redes de pesca, a caça, a poluição, a destruição do hábitat natural. Sua carne não é apreciada mas, os homens utilizam a sua gordura para óleo de lanternas, os olhos e a genitália para feitiço. Credo!!! Que gente ruim!!!
By Ellen
emarreiro@gmail.com