MEUS PRIMEIROS PASSOS NA LEITURA DO MUNDO
Não posso dizer que tive uma infância sadia, logo, o lugar precário onde eu morava não tinha estrutura para me oferecer condições de uma vida saudável. Minha vida, embora de menino, resumia-se no acordar todas as manhãs, buscar água na cacimba, encher os potes...E tudo isso quase sem ter um café da manhã, como todo ser humano tem direito, ou quem sabe ao menos um simples café com cuscuz, o tradicional café dos pobres. Minha mãe saia cedo com meus irmãos mais velhos para trabalhar na roça,então eu passava o dia inteiro embaixo das mangueiras, na esperança de encontrar alguma manga para comer e conseguir aguentar até minha mãe chegar à tardinha, era quando ela trazia o que comer, comíamos então o que ela trazia e ìamos dormir...Assim vivi todos os anos de minha infancia.
Aos doze anos, após ter frequentado algumas aulas e aprendido a ler e escrevar algumas palavras, fui então levado de minha casa para longe de minha mãe e de meus irmãos,passei a lembrar dos anos que com eles vivi e fui descobrindo que tinha aprendido a ler o mundo, àquele mundo no qual eu vivi e não percebi que tudo que eu ia vivendo estava sendo guardado como uma espécie de texto dentro da minha cabeça, lembrava até mesmo dos momentos mais críticos e das despedidas, chorava todas as vezes que lembrava o rosto triste de minha mãe acenando para mim no dia em que, como pássaro fugindo do ninho, voei para a cidade, levava no saco, que me servia de mala,além de alguma roupa usasda e encardida, a vontade de aprender a ler e escrever as palavras, sem ao menos imaginar que já sabia ler o mundo.
Aprendendo a ler as palavras e vivendo meio as dificuldades de morar em casa alheia e sofrer todos os preconceitos que a vida nos oferece quando somos pobres e queremos crescer, não só fisicamente, mas, culturalmente cada vez mais minha leitura do mundo veio se aperfeiçoando.
Hoje não sou doutor, nem tão pouco diplomata, mas, há quase quarenta e dois anos depois do dia em que eu nasci naquele interior, consegui trazer minha mãe e parte de meus irmãos para perto de mim, sou casado, moro em minha própria casa,tenho 3 filhas lindas e uma esposa maravilhosa que me ajuda nas dificuldades e me entende, na verdade elas são 4 partes do meu corpo.
Já realizei um dos meus desejos de publicar um livro e expor meus quadros e com mais assiduidade e perseverança continuo a ler o mundo e posso dizer com certeza que a leitura do mundo é a leitura da alma.