VIRTUDE. INOCÊNCIA. CORRUPÇÃO.

O privilegiado cérebro de Rousseau deixou ensinamentos intransponíveis.

Se todos freqüentassem sua escola o mundo seria melhor em entendimento. Realmente "o homem é bom ", foi o que ele disse e fez de alicerce de seu convencimento.

Sua posição de que , "A CORRUPÇÃO COMEÇA COM A PREDOMINÂNCIA DA RAZÃO SOBRE O INSTINTO E QUE COM O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES CORRESPONDE UMA DECADÊNCIA DA VIRTUDE EM ESTREITAMENTE DAS DESIGUALDADES", é axioma nuclear, certeza que se vê no dia a dia.

Não foi a sociedade que corrompeu o homem, foram o sistema e a razão por ela criados, por mais paradoxal que possa ser.

O homem, por óbvio, criou a sociedade, mas o fez calcado na razão, superado o estágio do instinto puro e simples.

Surgida a razão (ATÉ ENTÃO VIVIA-SE ATRAVÉS DO INSTINTO, SEM RACIONALIDADE, POIS) com ela chegaram as virtudes, antes valores desconhecidos.

Aí estão o virtuoso e o não virtuoso segundo as regras sociais, da sociedade pelo homem criada; daí o surgimento das condutas definidas como crimes; daí as prisões etc.

O HOMEM É BOM POR NATUREZA, e Rousseau tinha razão.

Com a chegada da razão findou-se o instinto puro e simples, a inocência, a ingenuidade que se vê ainda em selvagens intocados, onde somente prevalecem meios para sobrevivência.

Na rudeza inocente e forte da selvageria, a desigualdade reside exclusivamente na força, não em condutas virtuosas e não virtuosas criadas na racionalidade egressa da inteligência profundada, geradora do meio social, onde o bem e o mal na visão maniqueísta habitam.

A sociedade promoveu a ausência da inocência, criada a virtude e seu oposto.

O HOMEM É BOM e continua a sê-lo, a "organização" social deu-lhe a virtude e retirou-lhe a inocência.

Paradoxal, mas verdadeiro. Por isso alastrarem-se as desigualdades.

E POR ISSO ROUSSEAU NUNCA DORMIRÁ, CONTINUARÁ A SER OBSERVADO COMO UM GRANDE LIDER LIBERTÁRIO, COMO NÃO DORMEM OS GRANDES VULTOS DA HUMANIDADE QUE TANTO NOS ENSINARAM E ENSINAM.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 05/02/2010
Código do texto: T2070471
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.