EMPADINHAS ….

 

            Tem algumas coisas que simplesmente me tiram do sério. E olha que quem me conhece de perto sabe o quanto sou uma pessoa super séria.

             Mas não tem jeito, como qualquer ser humano tenho as minhas fraquezas e hoje se me permitem vou falar de uma delas. Até o pessoal que está trabalhando e fazendo hora extra lá na Antártida já sabe o quanto sou doçólatra e, sem a intensão de revelar outro grande segredo venho de público confessar o quanto sou apaixonado, fascinado por empadinhas. Quando falo em revelar ao público estou me referindo a minha meia duzia de leitores.

           Mas    como  eu  ia  dizendo,  tenho  uma  verdadeira  paixão  por  empadinhas. Interessante é que gostando delas da forma que gosto, prefiro aquelas bem menores pois eu já percebi que as grandes só consigo comer duas ou três no máximo de cada vez enquanto as menores, engulo facilmente umas sete ou oito.

        Ainda não tive tempo de fazer uma pesquisa séria sobre quem descobriu a fórmula mágica de assar , rechear e dourar esses incríveis petiscos mas, seja lá quem tiver sido seu inventor, considero um dos grandes gênios que contribuíram para a felicidade e bem estar da humanidade.

         Outro dado interessante e que também faz parte da minha confissão é que só gosto de provar e comer aquelas deliciosas empadinhas que esfarelam na minha mão e que de uma forma ou de outra deixam marcas na minha camisa. Por algum tempo carrego essas marcas como verdadeiros troféus.

         Certa vez, numa de minhas apressadas visitas ao centro da cidade a serviço, tropecei numa casa especializada em empadas e fiquei simplesmente fascinado com a quantidade diferente de molhos e recheios que ali eram oferecidos.

          Até então eu estava acostumado a comer ou melhor, devorar as de frango mas, não poderia imaginar que existiam empadinhas de carne seca, maçã com canela, romeu e julieta, pasta de azeitona, queijo com calabresa, espinafre com queijo parmesão, entre outras fantásticas delicias.

         Sou obrigado a confessar que nessa maravilhosa casa de petiscos descobri a fabulosa empada de palmito com creme de cebola.

         Ainda que utilizasse mil palavras não conseguiria descrever a delicia, o manjar dos deuses que é essa fabulosa empadinha. E sempre ressaltando um pequeno grande detalhe. Ela esfarela e marca a camisa.

          Se fizéssemos uma pesquisa entre minha meia duzia de leitores, talvez cada um tivesse um salgadinho preferido e é bem possível que eu descubra que algum deles é apaixonado por quibes.

          Nada contra os quibes pois eu até gosto muito , mas o que acontece é que quibes ficam muito bem acompanhados de uma bela tulipa de chope gelado, coisa que sinceramente não vejo como combinar com as empadinhas.

          Posso estar redondamente enganado mas vejo que empadinhas e mate gelado formam uma boa dupla. Um esfarela e deixa marcas na camisa e o outro, segundo me disseram, é excelente diurético.

          Noutro dia, desses em que gente tem pouca coisa prá fazer fui dar umas voltas no shopping aqui do bairro e qual não foi minha surpresa ao descobrir que na praça de alimentação tinha sido inaugurada uma pequena filial daquela casa das empadas que já mencionei.

         Ela fica ao lado da loja de comidas baianas e do Spoleto. Adoro o Spoleto e das comidas baianas gosto de muitas delas, só detesto aquele bolinho que leva quiabo.

       Mas voltando a casa das empadinhas, é claro que fiquei alguns minutos olhando o cardápio exposto num belo painel. Delicias e mais delicias só que, de repente fiquei frustrado, me senti lesado porque não vi no tal painel nada que lembrasse aquela delícia dos deuses recheada com palmito e creme de cebola.

         Com um certo ar de indignação e disposto a comer qualquer uma das outras, me atrevi a perguntar a garota que recebia os pedidos porque não faziam mais empadas de palmito com creme de cebola.

       A garota me olhou como se eu tivesse pronunciado uma enorme asneira, coisa que aliás, sou muito bom e simplesmente me perguntou se eu tinha lido com atenção os sabores que constavam no painel.

         Me senti um grande idiota, um verdadeiro palerma e respondi que tinha lido sim, duas vezes aliás e não vi nada que lembrasse uma empadinha de palmito com creme de cebola.

         A atendente me olhou de cima abaixo e com um ar de desprezo e superioridade me informou que agora a loja só fazia empadinhas de creme de cebola com palmito.

         Achei melhor comprar duas de maçã com canela, quatro de romeu e julieta e cinco de creme de cebola com palmito.

         Sentei de costas para a atendente mal educada saboreando umas fantásticas empadinhas, tomando um copo duplo de mate gelado, sem deixar de lembrar que cada uma das empadinhas esfarelava nas minhas mãos e deixava marcas na minha camisa......

                               *********

          


  (.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 05/02/2010
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T2069977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.