A MESA AO PE DO ABACATEIRO
Outro dia fui de carro, ate a vila em que passei minha infancia.
Ja nao resta quase nada dela, pois o local foi vendido e usado por quem comprou para fins de plantio de eucalipto.
Mas, bastou ver, os rios que passam por ela, e os fornos de cal, que continuam em pe, porque sao patrimonio historico.
Para que eu me lembrasse, de como era maravilhosa a vida ali.
Os domingos eram especiais, porque entre outras coisas, eu almocava fora.
Que era almocar na mesa rustica construida por meu avo, ao pe de frondoso abacateiro, que havia no quintal de nossa casa.
La pelo meio dia, comecavam a chegar minhas amigas queridas, todas carregando seus pratos, que vinham cheio das gostosas comidas, que suas maes preparavam, para o almoco.
Eu levava o meu, que cheirava maravilhosamente bem, as vezes era nhoque, outras macarrao feito em casa, tudo preparado pela minha vo Carmela, tudo delicioso.
Parece que vejo a cena, as cinco meninas, sentadas a volta daquela mesa rustica.
Todas com seus pratos fartos e cheirosos, era uma delicia, trocar e experimentar, do que a outra estava comendo.
Isso era o que mais faziamos, comer do prato da outra.
Uma coisa simples, que nos dava imenso prazer.
Almocar fora, esperavamos pelo domingo, para fazer nosso almoco- piquenique, ao pe do lindo e frondoso abacateiro.
O encanto vivido naquela epoca, nao volta mais.
Tudo tao simples, e tao gostoso.
Comida simples, mesa simples, gente simples, vida simples.
E ao mesmo tempo, tao perfeita.
Saudades me deu do abacateiro, da mesa rustica, das amigas, que se perderam no tempo, da comida cheirosa e deliciosa de minha vo Carmela, enfim de um tempo e de uma vida que nao volta mais.
Mas uma coisa nao passa, as saudades desse tempo bom, e as lembrancas lindas e cheirosas que ficaram.