RODEIOS DE BARRETOS E DE TODO O BRASIL = DESUMANOS

Acabo de receber do meu amigo e irmão, Amilcar Pacheco um e-mail com um anexo a respeito do que realmente ocorre nos rodeios em todo o Brasil.

Confesso que não consegui vê-lo até o final.

Cenas de pura barbárie. Horríveis. Desumanas. Intolerantes.

Os animais são expostos a um estresse enorme. A um desgaste emocional sem piedade e consideração.

Usando o termo comum são judiados sem dó e piedade.

A quem este tipo de espetáculo atende e agrada? A quem este tipo de cenas dantescas satisfaz o ego mal resolvido? A quem estas ações de seres que se dizem racionais, contra um animal irracional indefeso, interessa? A quem atende a dor imensa e intensa que os animais sentem ao serem pialados e sofrerem fraturas irreversíveis?

Uma turba de desconectados com a consideração que se deve ter para com os animais, aplaude, sorri, sentem um orgasmo coletivo emocional, onde descarregam todos suas frustrações e derrotas.

Infelizmente o Brasil assiste e aplaude estas ações, mais uma vez desumanas e sem qualificações.

Uma situação que gostaria de ver de forma inversa.

Seres humanos serem perseguidos em uma arena, por touros com os seus chifres pontiagudos, sendo espetados nas suas nádegas (para não ser grosseiro). Homens e mulheres, sendo montados e submetidos à corcoveios mil.

Como se comportariam os “humilhados humanos”, qual seriam seus sentimentos?

Quais seriam suas reações? Qual seria a intensidade dos protestos?

Infelizmente o sofrimento dos animais – bovinos e eqüinos – quando expostos publicamente em Rodeios, estimula um comércio de milhões de reais a cada etapa.

Acredito que está na hora de parar.

Melhor ainda, clamo aos leitores amigos e em especial ao meu irmão amigo Amilcar Pacheco, que via seus relacionamentos, divulguem este artigo, que divulguem este vídeo, que iniciem um movimento contra ações impiedosas as quais estes animais, são submetidos.

Aqui o meu apelo ao Senhor Procurador Geral da República, para que via ação legal, venha a proibir e punir a quem submete animais de rodeio, a estes sofrimentos desumanos.

Os sofrimentos aos quais os animais são submetidos, durante o curto tempo, nas arenas de rodeios, se prolongam por horas e horas, ao serem tracionados, empurrados, pisados para fora das pistas. Muitos com fraturas, com deslocamento de articulações, com rompimento de tendões, com lesões penianas, com traumatismos de crânios, com perda de dentes, com leões oculares, lesões de coluna, de membros locomotores, permanecem por horas e horas abandonados as suas próprias dores, sem que uma mínima Assistência Médica Veterinária se faça presente e quando tal ocorre, se depara com situações irreversíveis. Animais pré-agonizantes quando não agonizantes, que só resta morrer ali abandonado, enquanto a multidão desvairada aplaude o espetáculo desumano e cruel.

Nenhum animal merece ser submetido a todo e qualquer sofrimento.

A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados" - Mahatma Gandhi. "

“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." --Philip Ochoa.

Por fim, acredito nas pessoas, nos amigos que ao lerem este modesto artigo e assistirem o vídeo, compreenderão a minha angústia e indignação.

Médico Veterinário Romão Miranda Vidal

OBSERVAÇÃO: Leitoras e leitores que tiverem interesse em assistir ao vídeo por favor entrar em contato que lhes enviarei.

ROMÃO MIRANDA VIDAL
Enviado por ROMÃO MIRANDA VIDAL em 03/02/2010
Código do texto: T2067431