SOBRE A EDUCAÇÃO - (comentário em um blog)
SOBRE A EDUCAÇÃO (comentário em um blog)
Como professora que sou, para quem essa realidade que você aponta foi e é uma vivência e uma evidência sentidas na carne, é só concordar e acrescentar que as mazelas da Educação no Brasil, que sempre existiram, foram sendo agravadas desde o acordo MEC_USAID, no final da década de 60, institucionada pela Reforma de Ensino de 1971 e culminando, nas últimas décadas, com a tal aprovação automática, verdadeiro crime implantado a partir de modelo estrangeiro e aqui instaurado e vivenciado “à moda tupiniquim” ( é só uma expressão, ideologicamente suspeita - perdoem-me por utilizá-la, índios amados do Brasil); em especial na última década, uma Educação tornada quase totalmente impossível pela Violência também institucionalizada no país, Violência de muitas e complexas causas, que torna a vida dos professores, e dos alunos também (principalmente na periferia) um inferno cotidiano e sem saídas imediatas à vista. É muito difícil imaginar um Futuro e um Destino dignos de verdade para um país com uma educação desse nível para a grande massa da população, ressalvando-se as poucas e honrosas exceções.
Nota: Para a grande massa da população não há como começar a palavra com maiúscula, no estágio em que as coisas estão, apesar do esforço mais do que heróico de muitos educadores. Pelo que sei, também não se pode garantir a excelência de todas as instituições de ensino particulares. ( estou me atendo, apenas, ao ensino de 1º Grau e ao Ensino Médio que, no se refere às Universidades… como educar, em nível superior, alunos que chegam, grande parte, senão a maioria deles, semi analfabetos?)
Zuleika dos Reis, na manhã de 03 de fevereiro de 2010.