AMAR OU GOSTAR

AMAR OU GOSTAR?

===========================================================

*Antoni Big.Cuore

(S.P. 11.03.2004.)

===========================================================

Eu tinha um amigo que sempre me dizia, gostar é diferente de amar. Gostar nós gostamos de doce, de uma comida apetitosa, de uma fruta (maça, pêra, uva, laranja, mamão)etc. Em relação às pessoas, nós dizemos que as amamos. Reflitamos, pois, quanto ao gosto de um objeto, no caso específico de um doce, uma fruta. Eu a consumo, fazendo com que ela desapareça em meu organismo. Gostar é, de certa forma, destruir ou não?

Quando digo a um amigo ou a uma amiga EU A AMO, é exatamente o contrário do que ocorre. Eu quero a conservação daquela pessoa ou o objeto focalizado. Estou manifestando o meu sentimento em relação a ela. É lógico que, culturalmente, estamos acostumados a dizer EU TE AMO, somente em relação a namorado ou namorada, a pai ou a mãe, ou ainda marido e mulher.

Mas que tal mudar isto? Pelo menos nos grupos de oração em que tenho conhecimento, as pessoas dizem mais eu te amo em Cristo Jesus. Pelo menos é uma forma de amenizar este “folkway” . Sociologicamente, a função desta frase “ eu te amo” ,ainda está presa a um costume secular. Mas nada impede que um dia ela reflita este meu ponto de vista. Eu, sinceramente, gosto de falar “ eu te amo”.

A propósito, São Paulo, nos diz em I Coríntios, capítulo 13 , que “Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e dos anjos, se eu não tivesse amor, seria como sino ruidoso ou como címbalo estridente. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse amor, nada disso me adiantaria.O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho.”

À guisa de ilustração do que afirmamos, vejamos o que diz o Evangelho de São João, capítulo 15, de 9 a 13: “ Como o Pai me AMA, assim também eu vos AMO. Perseverai no meu AMOR. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.”

“Este é o meu mandamento: AMAI-VOS uns aos outros, como eu vos AMO. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos.” (Bíblia,Ave Maria, pg. 1.405). (grifos meus).

No Evangelho de São João, capitulo 21, versículos 15 a 19, vemos Jesus dialogando com São Pedro e lhe pergunta por três(3) vezes: “Simão, filho de João, amas-me mais do que este? Respondeu ele: “Sim Senhor, tu sabes que TE AMO(grifo nosso). Disse Jesus: ‘Apascentas os meus cordeiros.” Diz o evangelho que São Pedro se entristeceu porque Jesus lhe perguntou por 3 vezes. Na terceira vez, responde Pedro: “Senhor sabes tudo, tu sabes que TE AMO”. Note-se claramente que Pedro diz: SENHOR TU SABES QUE TE AMO!!! Ele não disse, tu sabes que eu te gosto!

Acho que não paira mais dúvida do que afirmamos. O próprio Mestre é quem nos fala. Amai-vos uns aos outros. Note bem que Ele não afirma: “gostai-vos uns aos outros.” Mas amai-vos..., cuja conotação é bem mais profunda e expressiva dos sentimentos que devemos nutrir em relação aos outros.

“Olhe para cruz esta é a minha grande prova.” É o maior exemplo de amor que se pode manifestar!!! Jesus se doa INTEGRALMENTE ao Pai e à humanidade, como oblação!. Pensemos nisto pois!...

===========================================================

*Antoni Big-Cuore – é cantor e Escritor em SP. Autor do livro,

A Saúde da Alma e do Corpo – contatos pelos e.mails: antonibigcuore@yahoo.com.br ou antoni_bigcuore@hotmail.com ( All Rights Reserved ).

===========================================================

ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 01/08/2006
Código do texto: T206631
Classificação de conteúdo: seguro