A superficialidade de alguns relacionamentos

Hoje resolvi falar de relacionamentos. Tenho medo de me contradizer, porque afinal é impossível não misturar um pouco dos próprios sentimentos quando se fala nisso. Vou tentar esquecer que amo, tentar ignorar que quando estou apaixonada eu faço novelas e novelas, e que acredito até em contos de fadas.. Hoje quero escrever o que eu estranho nas pessoas, mas que ao mesmo tempo sinto que tenho uma resposta. É que assim; conheço algumas pessoas que quando namoram, fazem juras de amor eterno, dizem que dão a vida pela outra pessoa, se exclamam, morrem de amor e blá blá blá… Daí tudo bem, eu até entendo, eu mesma sou toda melosa quando amo de verdade. Mas uma coisa é que mais me intriga. Por que juram que vão amar para todo o sempre, que são capazes de tudo pelo amor, e num simples passo em falso, terminam com tudo, e ainda saem falando mal um do outro? Eu realmente não entendo como um amor tão grande e verdadeiro, que tem promessas de ser pra sempre possa terminar por besteira. E é o que eu vejo. Casais num dia todo apaixonados, e no outro falando mal, isso quando já não estão cada um com outra pessoa e com as mesmas juras e declarações do relacionamento anterior. Não entendo e não aceito isso. Parecem robôs, (mal) conhecem, amam, amam, prometem, brigam, terminam. Daí começa tudo de novo, (mal)conhecem, amam, amam (ou pelo menos pensam que amam); prometem (exatamente as mesmas coisas de antes), e depois terminam, prontos pra começar tudo novamente, da mesma forma, como se fossem programados para isso. Não queria misturar o que eu sinto, como falei no início; mas é impossível, então sou obrigada a falar o que eu penso. Já disse, até entendo o deslumbre que é o amor no início, toda a fantasia que se forma e tal. Mas ainda assim, comparo a mim, eu sou incapaz de dizer que amo se eu não amo. Gostar e amar, são parecidos, mas não são iguais. As vezes um simples gostar de alguém pode ser mais sincero, que um “te amo” que pode ser apenas três palavrinhas unidas, mas sem o real sentido que possui. Amor pra sempre? Pode até ser que exista, mas não me arrisco a prometer. Eu não sei do amanhã. Eu não prometeria algo que eu não possa cumprir. No momento atual, como já citei, eu amo de verdade, não nego. Mas não posso prometer um pra sempre. Embora bem no fundo eu acredite muito nesse pra sempre. A minha tentativa de resposta, seria o tal do encantamento que o momento propicia. Tudo é bonito, o coração dispara mais forte, e antes dele dar certeza do que realmente sente, a boca vai logo dizendo que ama. Isso é errado. As pessoas deveriam se dar mais um tempo, se deixar levar nos sentimentos, mas só revelar o que é real, e não o que parece ser bonito e convincente. Talvez eu seja a única, mas eu não gostaria de ouvir “te amo” de ninguém com quem eu tenha pouca convivência. E eu sei que tem gente que ouve e acha bonito. Talvez eu seja a diferente, mas amor, eu só revelo quando realmente sinto, ou guardo ele devido ao meu egoísmo e só o deixo exposto quando eu tenho certeza de retribuição, e assim não jogo ele simplesmente ao vento. E amor quando realmente existe e acaba (sim, pois pode acabar, quem disse que não?), ele não deixa chances de falar mal, ele simplesmente é guardado em uma caixinha do pensamento como boa lembrança.