GRANDE APOLO

Série: Crônicas da Natureza

*ghiaroni rios

Procura-se um líder, ou guru, ou mesmo um norte. Antes, à esquerda ou à direita bastava. Como bastava! Era até quase inquestionável. O tempo vai ensinando que “as verdades” não são tão “absolutas”, e a dinâmica natural da vida, às vezes, nos vira ponta cabeça.

Nessa intricada teia da vida, com seus meandros e delicadas interligações vamos superando (amadurecendo ou apodrecendo!?) posições político/partidárias, assumindo que a luta por um ambiente sadio é trans ou supra partidária. A politiquice convencional ficou muito tacanha ou pequena para as dimensões do urgente socorro ao planeta.

Portanto cuidado Apolo Heringer Lisboa, baluarte emblemático e carismático da recuperação da bacia do Rio das Velhas, você foi escolhido (ou vítima) para ser meu guru, dentre nomes de destaque como Mário Dantas, Alice Lorentz, José Carlos de Carvalho... Outras bacias mineiras (nesta nova hidro-geopolítica, com seus 36 comitês de bacia hidrográfica) temos ciúmes sim do Velhas, do Projeto Manuelzão porque, honra ao mérito, está deslanchando. A meta “Nadar e pescar no Velhas até 2010”, está ficando próxima, viável, saindo da utopia para o anzol da realidade.

Seu recente discurso, em 05 de junho de 2009, após mais uma expedição pela calha do Velhas foi mesmo é uma “prestação de contas” junto à sociedade usuária de água, dos compromissos assumidos mesmo pelo Estado. Coisa assim: que cada um cumpra a sua parte. Sua grande intuição seria coisa de médico, e assim as águas do planeta estariam para o corpo humano como sangue nas veias? Levando saúde ou doença?

Outro sonho possível, aprendido das várias lições do convívio das águas, é, em vez das tradicionais placas anunciando, secularmente “divisa dos município...” adotarmos as placas e a prática de “encontro dos município”, Convívio e Respeito”.

Grande Apolo. Seus méritos são muitos, suas tiradas e frases marcantes são espirituosas e oportunas, (como ‘Minas é a caixa d’água do Brasil’), e o espaço muito pequeno para citá-las.

Uma das grandes virtudes dos mestres é a simplicidade que você alia, com cumplicidade natural, à proteção do ambiente, das pessoas e bichos, todos meros passageiros na grande nave-mãe, Gaia, o planeta terra.

*o autor é ambientalista/escritor

ghiaroni rios
Enviado por ghiaroni rios em 02/02/2010
Código do texto: T2065509
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.