Salve a Rainha do Mar!

Muitos são os nomes dado à aquela que comanda as águas salgadas. Há até quem diga, que em África ela seria uma Deusa das águas doces. MAs, estamos em terra brasilis, e a adotamos como mãe, como a Rainha do MAr. Absoluta, maternalmente linda. Cultuada de formas e ritos variados. Com ou sem a cauda de Sereia. Adorada como a Senhora dos NAvegantes, como a Senhora da Glória, sempre, sempre como SEnhora. A Senhora das CAbeças, a mãe de todos nós.

Aquela que com seus seios fartos alimenta a fé dos que a procuram para se aconchegarem em seu colo abundante. Assim é Yemanjá.

Quantos milhoes de brasileiros, no dia de hoje estão reverenciando a matriaca dos Orixás. Estão nas praias, cantando, levando seus barcos enfeitados de flores, perfumes, pentes e espelhos, para a bela senhora alimentar sua vaidade sem pecado.

É um verdadeiro festival de barcos. Esquadras levando mar a dentro os pedidos mais diversos de fiéis em busca de felicidade, de emprego, de saúde, de prosperidade, de amor, e de paz. Pedidos para que a mãe de todos leve para a tão misteriosa profundeza do mar, os males da terra: a inveja, o ódio, o desamor, e toda a sorte de mazelas. E lá nas profundezas do mar e longe do coração de cada um sucumbirão os males tão terrenos e humanos. é o que desejam fervorosamente os fiéis.

Praias cheias, barcos enfeitados, barracões preparados: igrejas cheias, lotadas com missas a cada hora endossando os pedidos encaminhados ao mar.

Yemanjá a Rainha dos NAvegantes, Kaia, Ianaê, IAra, hoje toda a Glória é sua!

Serás cantada, louvada, enfeitada, alimentada e alimentarás a fé de todos nós NAvegantes errantes em busca de nós mesmos.

Recebe, mãe de todos nós, nossos pedidos de paz! Seja generosa para com aqueles que te chamam de mãe. Seja mãe para os que te renegam. Deixa-nos ouvir teu cantar, dá-nos a tua paz!

Odoyá!!!!!!!!!!!!!