PELA PROTEÇÃO DO ROBALO

Série: Crônicas da Natureza

*ghiaroni rios

Acompanhar a proteção de algumas espécies faz parte de minhas atividades “turísticas”, ao extremo sul da Bahia. Assim temos que em 15 de maio, acaba-se o defeso (época de pesca proibida para proteção da reprodução) do camarão, e inicia-se a proibição da saborosa e esportiva espécie do robalo. São mais comuns no Brasil, os Robalos Peva e Flecha, com sua inconfundível listra longitudinal no dorso.

Ele, (o robalo), como é típico dos peixes de piracema, sobe os rios a partir do estuário no oceano, “procurando” o lugar onde nasceu para se reproduzir. Como acumulou energia em forma de gordura para o grande esforço da subida do rio, torna-se presa fácil e indefesa. Portanto atenção pescadores de robalo (de todo canto) do sul da Bahia, Mucuri especialmente, filiados da Colônia de Pesca Z35 e pescadores amadores. Experimentem a sensação prazerosa de pescar um peixe brigador como o robalo, e constatado estar em época de desova, ou mesmo abaixo da medida e mesmo a CAEMA (Cia. Especial de Policiamento da Mata Atlântica) ou IBAMA, não estando por perto, soltá-lo para que cresça e apareça.

* o autor é ambientalista/escritor

ghiaroni rios
Enviado por ghiaroni rios em 02/02/2010
Código do texto: T2065336
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.