Procura-se um Consultor

Muitos falam isso e aquilo do premiado escritor Paulo Coelho. Muitos devem falar isso e aquilo, não só de muitos escritores por aí como também de muita gente. É da natureza humana.

No caso do citado escritor, entendo que podemos incorrer na tentativa de dizer algo a respeito, obviamente de sua obra, se tivermos algum conhecimento dela. Caso contrário, melhor ficar calado. Em se tratando de outras pessoas, todos sabemos, embora nem sempre o façamos, que é também muito melhor pouco ou nada falarmos a respeito... de suas vidas.

Embora não tenha lido ainda nenhuma de suas obras, sempre me agradou em Paulo Coelho a sua aproximação com o compositor e cantor Raul Seixas, quando ambos não eram tão conhecidos. Não acho também que devemos ficar indiferentes ou não acreditarmos nos prêmios que uma pessoa consegue porque, se são vários, é pouco provável que todos tenham sido outorgados sem merecimento.

Agora leio nos jornais a declaração atribuída ao escritor: “Senti vergonha, como brasileiro, quando vi uma camisa tão simbólica como a camisa 10 sendo entregue a um criminoso de guerra”. Com ela ele se coloca contra a contratação de Tony Blair, ex-Primeiro Ministro Britânico, como consultor da Rio 2016. E concluo que não posso deixar de aplaudi-lo, esperando que cheguem também a essa conclusão, senão todos, pelo menos a maioria dos cidadãos fluminenses. Usando as palavras do próprio escritor, pois foi o que pudemos deduzir à época, a partir do que se veiculou na mídia, Blair “fracassou como negociador no Oriente Médio, perdeu o posto de Primeiro Ministro por causa da Guerra do Iraque e tem o sangue de soldados ingleses nas mãos”, além do sangue do brasileiro Jean Charles, “covardemente assassinado durante a paranóia instalada por Blair em seu governo”.

Como Paulo Coelho, sou de opinião que consultores nacionais, ou até mesmo do Estado do Rio, eventualmente devam possuir um currículo bem mais apreciável. Oxalá alguma de nossas autoridades passe na casa de um deles para tomar um chá ou cafezinho.

Rio, 01/02/2010

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 01/02/2010
Código do texto: T2062713
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.