O SER HOMINAL

O SER HOMINAL

Não é tarefa fácil lidar com os seres humanos. São imprevisíveis as suas reações normalmente deixam o bem de lado e vão imantar o mal que tem direcionamento certo, o seu próximo. O amor, a fraternidade e a compreensão parece não existir no vocábulo dos seres criados por Deus a sua imagem e semelhança. Segunda a filosofia clássica, o conceito de pessoa é analógico: aplica-se a Deus, ao anjo e ao homem, de modos diversos. Existem diversas nuanças sobre o que definida pela filosofia clássica, visto que quando se fala em Deus, não existe distinção real entre essência e existência; em Deus, o substituir é a sua própria essência. No anjo e no homem, ao contrário, há distinção real entre essência e existência, pelo menos o que nos afirma a escola tomista. Para que o leitor entenda melhor o que explicita a filosofia queremos dizer que o tomismo é a doutrina ou filosofia escolástica de São Tomás de Aquino entre (1225-1274), e adotada oficialmente pela Igreja católica (IC), e que vem se caracterizar, sobretudo pela tentativa de conciliar o aristotelismo com o cristianismo.

A IG procurava conciliar o aristotelismo com o cristianismo. Queria integrar p pensamento aristotélico e o neoplatônico, aos textos das Sagradas Escrituras, criando uma filosofia do Ser, inspirada na fé, com a teologia científica. Mesmo como toda essa finalidade o homem por sua teimosia pouco assimilou e mesmo os membros da própria religião deixam a fé de lado, o respeito a Deus o Pai Amantíssimo e cometem desvios graves de conduta. O tomismo afirma-se e caracteriza-se como uma crítica que valoriza a orientação do pensamento platônico-agostiniano em nome do racionalismo aristotélico, que pareceu um escândalo, no campo católico, ao misticismo agostiniano. Ademais, o tomismo se afirma e se caracteriza como o início da filosofia no pensamento cristão e, por conseguinte, como o início do pensamento moderno, enquanto a filosofia é concebida qual construção autônoma e crítica da razão humana. São por demais complicadas as diversas inserções filosóficas para a compreensão humana.

A subsistência não é da essência do anjo nem da essência do homem. Segundo a língua grega a palavra anjo tem sua origem em “daimon” e pode ser anjo tanto do bem, como do mal. Na pessoa angélica e na pessoa humana a substância no anjo é a de uma natureza simples, puramente espiritual. Tomás de Aquino afirmava que dada anjo é uma espécie, enquanto o homem é de uma constituição composta. A composição humana é a junção composta de matéria e espírito. O ser humano tem uma composição carnal, isto é uma substância espiritual na carne; matéria e espírito constituem as suas raízes antológicas. Segundo a concepção - platônico-agostiniana, o conhecimento humano depende de uma particular iluminação divina; segundo esta doutrina, portanto, o espírito humano está em relação imediata com o inteligível, e tem, de certo modo, intuição do inteligível.

A esta gnosiologia inatista, Tomás opõe francamente a gnosiologia empírica aristotélica, em virtude da qual o campo do conhecimento humano verdadeiro e próprio é limitado ao mundo sensível. Acima do sentido há, sim, no homem, um intelecto; este intelecto atinge, sim, um inteligível; mas é um intelecto concebido como uma faculdade vazia, sem idéias inatas - é uma tabula rasa, segundo a famosa expressão; e o inteligível nada mais é que a forma imanente às coisas materiais. Essa forma é enucleada, abstraída pelo intelecto das coisas materiais sensíveis. A gnosiologia está relacionada ao movimento religioso de caráter sincrético e esotérico, formado por seitas cristãs heterodoxas nos primeiros séculos do Cristianismo, e que buscava o conhecimento das verdades divinas e a rejeição da matéria. Tem também a sinonímia de qualquer tipo de busca do conhecimento das verdades divinas e transcendentes por meios heterodoxos e mágicos.

O homem por ser um ser sociável sempre procurou junto à sociedade em que vivia manter contato com um ser divino. O homem em termos de crenças passou por muitas alterações ou modificações, mas depois que a evolução avançava o home deixou de ser politeísta e passou a ser monoteísta, isto é a crença em um só Deus todo poderoso, mas ainda existem aqueles que aderiram ao politeísmo, outros deuses como o sol a lua, entre outros. Existem aqueles que adoram como deuses os órgãos sexuais, o pênis e a vagina, para os que seguem o Falicismo (falo) são sagrados para eles e existem milhares que seguem essa crença. O homem ter como pontos fortes a individualidade e a personalidade. No homem existem dois polos um material e outro espiritual. Cada homem é também uma pessoa, e, enquanto pessoa não está submetida aos astros, subsiste todo inteiro pela própria subsistência espiritual, e esta é nele um principio de unidade criadora, de independência e de liberdades.

Estas três condições estão inseridas no livre-arbítrio dado por Deus. Além dessas prerrogativas o homem foi privilegiado com o instinto que é inerente aos hominais e a inteligência. Sem script e sem modelo vive em ambiente aberto o que o leva muitas vezes a mudar a sua personalidade. Outros detalhes que ouvimos demais são de que o homem é o produto do meio, mas não devemos esquecer de que este meio é construído pelo próprio homem. Deus sendo a inteligência Suprema causa primeira de todas as coisas fez como os seres inteligentes que habitam o universo pudessem encarnar e viver na Terra. A história do homem pode ser considerada importante e bem estruturada, mas não concebemos por que o homem se transforme em ser humano em ‘bicho homem’, pois a violência Poe ele praticada não podemos classificá-lo de outra maneira.

Infelizmente o homem mais cristianizado e com uma estrutura concreta de pessoa humana o bem que foi colocado a sua disposição, ele coloca no lixo e passa a cometer as barbáries mais horríveis que se possa imaginar. Aqui damos uma sugestão para quem quer ter uma vida mais humana. O padre Orlando Vilela em seu livro “A pessoa humana no mistério do mundo” vai ensinar-lhe muitas coisas. É bom lembrar que quando falamos em hominal a mulher também está inclusa nesse ciclo pernicioso que tem trazido muitas barbáries para a humanidade, mas também seriamos injusto dizer que: “toda regra existe exceção”. O mundo também está repleto de homens de boa vontade, trabalhadores da última hora e é dessa classe espiritualidade que devemos em caso de necessidade recorrer. Pensem nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 31/01/2010
Reeditado em 31/01/2010
Código do texto: T2061763
Classificação de conteúdo: seguro