"A EMPATIA E A ANTIPATIA" Crônica de: Flávio Cavalcante

A EMPATIA E A ANTIPATIA

Crônica de:

Flávio Cavalcante

É coisa de personalidade; conseqüentemente são as coisas inexplicáveis da vida. Como pode alguém antipatizar uma pessoa que se ver pela primeira vez, mesmo sabendo o emissor, que o receptor jamais fez mal algum ou mesmo ser afim, bastando no mesmo caso um trocar um olhar.

Os mistérios da vida são realmente estupefatos e maravilhosos. Existem casos, que pessoas são inimigas de sangue á fogo desde o dia que se viram pela primeira vez nesta ocasião de vida. E nunca ao menos pararam pra conversar para saber o motivo da tal antipatia um pelo outro. As energias são diferentes á ponto do ranço marcar entranhado no corpo de uma pessoa e que jamais as duas estarão no mesmo lugar uma que a outra.

Já presenciei casos de mortes e perseguições á pessoas que simplesmente por suas energias irem de encontro com a energia de outrem e assim viverem perseguindo e serem perseguidos, tendo como final uma tragédia sem explicação alguma.

O espiritismo explica estes casos, que particularmente eu acho com mais probabilidade, débito um com o outro em vidas passadas. A psique do ser humano é uma fita virgem e guarda dentro de um baú todas as informações de sentimentos e acontecimentos do passado, visto que, num retorno á vida da matéria, o corpo não lembrará; mas a energia emanará de forma contundente e reflete reações mesmo sem entendermos o porque dos acontecimentos.

Ah casos desses inimigos do passado estarem dentro do nosso próprio lar. Nesse caso se ver, pai odiando filho, filho matando mãe e irmãos. Uma desunião de grau montanhoso e sem sentido algum. Parece que a natureza quer dar mais uma chance de reconciliação, mas na maioria dos casos é em vão.

Por outro lado, pessoas que sentem uma empatia uma pela outra extraordinária e o prazer de estarem juntas é de imenso grau. Casos assim que se verem pela primeira vez, parar pra conversar e sair pra sentar num bar e desembrulhar a vida um para o outro como já se conhecessem há bastante tempo.

As energias se unificam harmonicamente neste caso, fazendo daquela amizade uma irmandade que muitas vezes na própria família não tem.

O espiritismo mais uma vez explica com sabedoria, que neste fato são pessoas que em vidas passadas já foram muito próximas uma da outra. E a saudade desse passado também está guardada dentro do baú e reflete numa futura volta envolvendo o novo corpo que eles chamam de encarnados e terem uma sensação de amor um pelo outro mesmo sem nunca ter visto em lugar algum.

A EMPATIA E A ANTIPATIA é uma forma de crescimento de nossa alma e faz parte do nosso aprendizado. O nosso futuro como espírito depende de nossa capacidade de enxergar o perdão e ter uma visão além do alcance, se livrando dessas mazelas trazidas do que outrora deixamos em débito.

- FIM -

Flavio Cavalcante
Enviado por Flavio Cavalcante em 31/01/2010
Código do texto: T2061595
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.