Encontro de dinossauros

Mauro vêm visitar o seu irmão. Os dois irmãos, mesmo sentindo a fragilidade causada pela idade, estão sempre se encontrando. Ambos nasceram nas primeiras décadas do século XX. Mauro em 1911 e Celso em 1918.

O reencontro foi especial se abraçam e sentam um ao lado do outro. Os parentes notam que estão vestidos com roupas bem semelhantes; calça azul, camisa branca, sapato preto e boné preto. A filha brinca com nomes de duplas sertanejas; Nho Ruim e Nho Pior! Risos!

A conversa gira em torno, ou melhor, retorna ao passado. “Celso você ainda joga futebol?” “Mauro, eu não jogo mais futebol. O último jogo que participei foi em 1930.”

Risos! Todos sentam ao redor da mesa posta com: bolo, bolachas, patês, e tantas outras guloseimas preparadas com dedicação pela família aos convidados.

A memória de cada um dos irmãos está em plena forma. A história nacional e mundial é relembrada. A Gripe Espanhola de 1918 acompanha o temor da população junto aos acontecimentos da Primeira Guerra Mundial. A revolução de 1932 no Brasil; o Estado Novo comandado por Getúlio Vargas, a Segunda Guerra Mundial de 1939... Mas, o que mais apreciam contar é sobre a Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Os irmãos são de família de ferroviários e na conversa demonstram o desperdício do governo brasileiro ao deixar sucatear as suas ferrovias.

Duas horas passam rápidas diante de tanta história. Na saída antes da despedida Mauro arrepara no fusca estacionado na garagem. “Que ano é este carro?” “Ah! Mauro o fusca é da Volkswagem fabricado em 1970!” “Celso, quem é o dono?” “Ué! Sou eu, né!” “E você ainda o dirige?””Meu irmão, desde 2005 eu não dirijo mais.” “Celso, então, porque não vende o fusca?””Ué, porque, eu sou o proprietário!”

Homenagem ao meu tio MAURO DE OLIVEIRA por muitos anos chefe de estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro da cidade de Baguaçu no Estado de São Paulo, depois transferido para Jundiaí, onde se aposentou. Tio Mauro faleceu no dia 27 de Janeiro de 2010, pouco antes de completar 100 anos de idade.