REPENSANDO MEUS CONCEITOS

A dinâmica apressada do mundo vez ou outra nos obriga a parar para repensarmos o todo.

E conceitos são os que mais se modificam, a toque de caixa.

Claro, nem sempre é possível acompanhá-los porque a sociedade se transforma numa velocidade quase maior que a da própria luz.

E outro dia, numa roda de amigos, falávamos do cenário político e social do Brasil e claro,as opiniões são distintas, mas a maioria concorda que o Brasil mudou para melhor no últimos anos.

Bom, como é a maioria que acha, dever ser mesmo.

Eu estava ali, pasmem, mais como ouvinte, pouco me manifestei, posto que não é muito cômodo expressar opiniões que destoam da maioria, ainda que apenas num ou noutro ponto.

Lá para tantas da conversa alguém, deveras animado, falava do futebol, da copa do mundo, das olimpíadas, do quanto geraremos de emprego e por conseguinte do grande movimento na economia que ocorrerá nos próximos anos.

Falavam, por exemplo, que os salários dos policiais já irão aumentar nos próximos meses, para que próximo às olimpíadas já estejam mais a contento.

Eu analisei e cheguei à seguinte conclusão: Mas precisamos de comemorações especiais para se justificar a melhora do salário de quem luta pela defesa civil, em locais que a violência impera e assola?

Quer dizer que se não tem Olímpiada não tem salário, e o cidadão, aquele que paga para ter... que se dane ele?

Eu não consigo entender certas ocorrências...

Bem, e vendo as imagens que a imprensa nos mostrou hoje das enchentes de Sampa, ficamos horrorizados ao observar como vivem algumas pessoas, pasmem, aqui mesmo no coração de São Paulo...logo ali, a alguns passos, sob o nosso nariz!

Daí nos mostravam um anônimo herói, funcionário dos Correios, que sozinho traçou uma planilha de acesso às vielas de São Paulo mais escondidas dentro das diversas comunidades encharcadas.

O cenário é surreal!

Ele mostrava todo orgulhoso, e com toda razão, pois está no exímio cumprimento do seu ofício, como as correspondências de sua responsabilidade chegam em qualquer lugarzinho mais escondido.Não falha uma! Conhece o mapa que traçou como se fosse suas próprias mãos.

Pois bem, é louvável.

Mas o que chama a atenção é a situação das moradias.

E ao fazer um link com a aquela nossa conversa de amigos, quando alguém freneticamente também garantiu que não temos mais miseráveis e sim um pobreza digna, eu me pergunto e pergunto aos que me lêem:

-O conceito de miséria, por acaso, mudou?

Porque se mudou, por favor me avisem que estou aqui prontinha para refazer meus conceitos.Todos!

Sou aberta a qualquer mudança, desde que não comprometa a verdade.