Brasil : Carnaval é Samba?
Hoje em dia , a globalização está mudando nossas ideias e ideais. O que achávamos interessante e necessário há alguns anos atrás, agora vemos que não é importante ,não precisamos seguir a risca.
Uma dessas coisas é o nosso carnaval . Todo fim de janeiro e começo de fevereiro é a mesma coisa : o cidadão fica quase hipnotizado pela mídia , com aquelas batidas carnavalescas , musas quase nuas , fantasias milionárias , etc, etc e tal. Até parece uma obrigação participar desse evento. E que quem não é muito chegado , é um careta. Dizem que milhões são gastos nas grandes escolas de samba , há um grande investimento. O bom é que também gera muito emprego .
Entretanto , não queremos falar mal dessa festa nacional. Apenas mostrar que essa época , que antecede o período santo - a quaresma e Páscoa - , é uma comemoração popular e que não precisa ser apenas com samba,como nos é mostrado. Por que não carnaval rock , carnaval gospel , carnaval sertanejo.... de todos os gostos . Já que a palavra Carnaval significa " carna(e) vale" (alusão a antiguidade , onde os plebeus festejavam seus deuses de todos os tipos , com cânticos ditos mundanos).
Portanto , a globalização não é só na economia ou na política , por exemplo . Vai muito além da cultura e origem de um povo. Está na sua alma a forma de agradecimento aos seus deuses pelas coisas boas ou não. Então , cabe a cada um de nós , escolhermos o tipo e sermos felizes até o coelhinho da Páscoa chegar.