FÉ, SAÚDE E ORAÇÃO


Antoni BigCuore*

 
 
Há tempos o poder da fé na cura, vem sendo estudado por cientistas sérios dos Estados Unidos, tais como o Dr.Andrew Neuberg e Mark Robert Waldman.
 
Em seu mais famoso livro, cujo título em inglês é, "How God Changes Your Mind", (me parece que ainda não existe edição em português) numa tradução livre: Como Deus Muda a Sua Mente, os neuro-cientistas citados provam, pela primeira vez, que a meditação e oração melhoram em muito a memória e auxilia no melhoramento do cérebro, tornando-o mais ágil e pode inibir os efeitos deletérios da depressão e do mal de Alzheimer.
 
Diz o estudo que durante a oração, a glândula pienal, age mais abundantemente na liberação dos hormônios positivos do cérebro, tais como: endorfinas, encefalina e serotonina, que são os hormônios do bem estar físico e emocional.
 
Em outras pesquisas, ficou comprovado que as pessoas que tem dificuldade em PERDOAR, tem um sistema imunológico fraco, e em conseqüência, susceptível a doenças cardiovasculares.
O coração que perdoa traz muitos benefícios ao seu organismo, sobretudo, no sistema imunológico.
 
A homeostase do organismo humano depende da harmonização dos fatores espiritual, físico e emocional (minha tese. Leia neste portal Recanto das Letras, meus artigos Equilíbrio Homeostático da Personalidade e Personalidade Homeostática).
 
Quando o principal fator (espiritual) está em sintonia perfeita com Deus, os fatores físico e emocional se ajustam mais facilmente e harmonizam-se entre si, gerando bem estar na saúde como um todo.

Segundo os neurocientistas, nosso cérebro, contrariamente o que se pensava até então, ele é plasmático. Ele não é rígido, ele se adapta às funções cerebrais facilmente conforme os estímulos a ele direcionados.

 
Como diz o Padre Leo SCJ, que era especialista em cura interior, em seu livro Roteiros Bíblicos de Cura Interior, “...a oração gera um equilíbrio biopsíquico, portanto é remédio fundamental para o fortalecimento de nosso organismo. Essa experiência, hoje comprovada pela ciência, transparece de muitos e diferentes modos na oração dos salmos. Portanto, colocando-nos na presença de Deus, rezemos com as inspiradas palavras dos salmistas”.( 1 )
 
Os salmos efetivamente são orações sapienciais muito úteis à nossa saúde espiritual, física e mental.
Criar o hábito de ler todo dia, antes de dormir, é um excelente lenitivo para a alma e conduz a um sono harmonioso e repousante.
 
Diz o Dr.Andrew Nemberg e Mark Waldman que as orações mudam o cérebro para melhor, conforme menciona em seu livro, How God Changes Your Brain, (como Deus muda o seu cérebro).
 
“God is great-for your mental, physical, and spiritual health. That's the finding of this startling, authoritative, and controversial book by the bestselling authors of Born to Believe.

Based on new evidence culled from their brain-scan studies on memory patients and meditators, their Web-based survey of people's religious and spiritual experiences, and their analyses of adult drawings of God, neuroscientist Andrew Newberg, therapist Mark Robert Waldman, and their research team have concluded that active and positive spiritual belief changes the human brain for the better. What's more, actual faith isn't always necessary: atheists who meditate on positive imagery can obtain similar neurological benefits.” ( 2 )

 
Numa tradução livre: Deus é o melhor remédio para a sua saúde, mental, física e espiritual. Isto é o que diz os autores do livro NASCIDO PARA ACREDITAR.
Baseado em novas evidencias de pesquisa de escaneamento cerebral, sobre a memória e “meditadores”, os autores Andrew Newberg e o terapeuta Mark Robert Waldman, chegaram à conclusão de que as crenças espirituais, mudam o cérebro humano para melhor. Até os ateus, mediante a meditação, podem obter benefícios similares a outras pessoas que crêem em Deus.
 
Portanto, conclui-se que vale a pena usar estes instrumentos alternativos para melhorar a nossa saúde mental, física e espiritual.

E que a fé e oração, caminham juntas no sentido do nosso Equilíbrio Homeostático de Nossa Personalidade, conforme minha tese explicitada no Portal Recanto das Letras.(leia também a minha crônica Caminhos de Saúde Integral).
 
No meu livro, editado no final de 2.003, A Saúde da Alma e do Corpo, eu já falava( e nunca tinha lido nada a respeito) sobre este equilíbrio a que todo ser humano almeja. Ou seja, o equilíbrio da alma, do corpo e da mente.
 
Felizmente, para nós seres humanos, têm muitos neurocientistas estudando a influência dos fatores espiritual e emocional sobre o organismo humano. Os resultados são promissores!.
=============================================

 
Fonte: ( 1) Roteiros Bíblicos de Cura Interior, Ed. Loiola. PE. Leo SJC. Pgs. 73,74.
(2) site do autor – www.andrewnenberg.com
 
(*)autor é Escritor,pesquisador em S.P.sp. Acesse sua página na net: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
(texto inspirado lem 27.01.2010, 4a.feira, às 17,07 hrs.) 
=================================================================