Tradições

Com o passar dos anos é o normal surgirem novas tendências, novas tecnologias, novas atividades, etc. Mas existem coisas que nunca deixam de fazer parte das nossas atividades. Não importa quantos anos passem. Sempre existirá alguma coisa que é passada de geração em geração, desde nossos tatarávos, bisávos, até chegar nos nossos filhos, netos, bisnetos...

É gostoso ver quando alguma coisa perdura tanto tempo e ainda assim continua a dar prazer e alegria para quem a usufrui. São as chamadas tradições.

Pense em atividades que você faz, em coisas a sua volta. Tem muita coisa que pode ser considerada uma tradição. Vamos à alguns exemplos:

O cinema é um lugar onde há muito é o templo do primeiro encontro entre casais, que geralmente vão em um sábado. Em um domingo, famílias, com crianças são a grande maioria dos espectadores. Na quarta-feira é dia das turminhas de estudantes assistirem e se divertirem. Mas, o que certamente todos os espectadores e todos os cinemas tem em comum? A pipoca! Qual a combinação mais perfeita que existe: um filme com pipoca. Não é??? E faz tempo que essa dupla dá certo, cinema sem pipoca, não é cinema!

Mas, há quem prefira ficar em casa no domingo. Uma família mais sossegada, reunida em torno da mesa, filhos, pais, as vezes um tio/tia alia, uns primos aqui. O que tem pro almoço? As deliciosas massas italianas cobertas com molho vermelho. Mesmo com outros tantos tipos de mlho, o vermelho de tomate, com certeza é o mais utilizado. A única coisa que pode competir com esse prato no domingo, é o churrasco! Comida e bebida a vontade, um som bem brasileiro ao fundo e um barulho enorme. Não é assim? Pois é, já é tradição.

E o futebol de quarta-feira, junto com os amigos de infância, ou com os colegas do trabalho. É uma tradição também, ainda mais quando a mulherada reclama! E quando é copa do mundo, até quem não gosta de futebom assiste, ou pelo menos sabe do resultado. Copa é tradição.

Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça quando eu disser a palavra: feira. Não precisou pensar muito certo?!? Pastel! E o que acompanha o pastel??? O caldo de cana?!?! Acho que acertei, quem resiste a isso??!?

E as tradições culturais, nem vou me estender muito. Bahia, axé, Rio, praia, São Paulo, centro, Minas, o bom e velho queijinho, Porto Alegre, chimarrão...e quantas outras que nem eu conheço. As noites de sábado, a novela das oito, que começa as nove, até o paredão do bbb na terça-feira!

Tradição é tradição e ponto final. Tem mais alguma que eu esqueci???

William Nunes
Enviado por William Nunes em 27/01/2010
Código do texto: T2054562
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.