KIKI JOACHIN. O MILAGRE DA VIDA. DEUS.

Todos continuam “boquiabertos” com o fato da sobrevivência do menino Joachin, saído “inteiro” dos escombros de sua casa no Haiti oito dias depois de soterrado. Recebi mensagens sobre o fato.

A ciência pontifica pretensiosa: é possível sobreviver. Sim é possível, mas com as energias reduzidas, sem forças, abatido na vontade o ser soterrado, “entregue” como se diz, somente pela misericórdia de Deus.

Uma criança é sempre temerosa e necessitada de próximos que a ajudem e protejam .Um infante sem proteção fica angustiado, sobressaltado, enfraquecido plenamente por choro convulsivo, impulsionado o medo pela mente atemorizada, melhor qualificando,aterrorizada. É o que ocorria com Kiki Joachin.

Quem lhe manteve a calma para que não se esgotassem as energias? Quem lhe assitia dando-lhe as forças plenas com as quais ressurgiu na vida ameaçada? Quem estava ao seu lado a incentivar-lhe? Em que colo repousava suas energias para mostrá-las com incrível vigor como quando resgatado? Quem lhe protegia e velava para que o desepero não tomasse integralmente de suas forças? Responda a ciência......Reservas orgânicas?

Imobilizado, sem comer ou beber, em um vão qualquer escuro, sem nada saber do que ocorria fora, horas infindáveis, preso irremediavelmente. Como não desesperar, o que faz perder as forças e a vontade, esmorecendo? Como não arrefecer, esvair-se e esvaziar-se?

Responde a ciência: “reservas orgânicas”.

Nada de imaterial ocorreu, não houve nenhum fenômeno, seria um fato comum para essas mentes? Parece que sim.

Me ocorreu o discutido Machiavel e seus ensinamentos, diante da frieza estática científica, de seus representantes tonitroantes após o fato. Dizia o conhecido estrategista político que celebrava os meios, fossem quais fossem , para chegar-se a um fim:

“HÁ TRÊS TIPOS DIFERENTES DE MENTE: UMA COMPREENDE AS COISAS SEM AJUDA; A SEGUNDA COMPREENDE AS COISAS DEMONSTRADAS POR OUTREM; A TERCEIRA NADA CONSEGUE COMPREENDER NEM COM A ASSISTÊNCIA DOS OUTROS. A PRIMEIRA É A MAIS EXCELENTE, A SEGUNDA É TAMBÉM MUITO BOA, A TERCEIRA É INÚTIL”.

Entendo que nesse momento a ciência ocupou o velho posto ateísta exercendo a terceira mente maquiavélica.

É bom, contudo, lembrar Salomão, que ensinou às mentes que podem aprender o valor da sabedoria nessa clareza:

“POR AMOR DISTO DESEJEI EU A INTELIGÊNCIA E ELA ME FOI DADA; E INVOQUEI O SENHOR, E VEIO A MIM O ESPÍRITO DA SABEDORIA;

E A PREFERI AOS REINOS E AOS TRONOS E JULGUEI QUE AS RIQUEZAS NADA VALIAM EM SUA COMPARAÇÃO;

NEM PUS EM PARALELO ELA COM AS PEDRAS PRECIOSAS; PORQUE TODO O OURO EM SUA COMPARAÇÃO É UMA POUCA DE AREIA, E A PRATA SERÁ REPUTADA COMO LODO À SUA VISTA;

E EU A AMEI MAIS DO QUE A SAÚDE E DO QUE A FORMOSURA, E ME RESOLVI A TÊ-LA POR LUZ; PORQUE SUA CLARIDADE É INEXTINGUÍVEL.

E EU A APRENDI SEM FINGIMENTO, E A REPARTO COM OS OUTROS SEM INVEJA, E NÃO ESCONDO AS RIQUEZAS QUE ELA ENCERRA”. .

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 27/01/2010
Código do texto: T2053775
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.