VOCAÇÕES DA POESIA

VOCAÇÕES DA POESIA

Três vocações formam a invencível trindade que dá a poesia um imensurável poder:

A primeira é a beleza intrínseca, que seduz seus leitores e ouvintes, sejam nobres ou não, ricos ou pobres, e essa força é tamanha, que dela nasce

à vocação da liberdade.

A poesia garantiu a vida a Nostradamus, que seria queimado vivo se tivesse escolhido qualquer outro estilo para editar suas profecias, do mesmo modo, muitos desafetos políticos de regimes ditatoriais escolheram os versos para publicarem suas idéias sem serem barradas pela censura, fosse política ou religiosa...

A união da beleza e a liberdade dá a poesia, sua vocação de eternidade, pois ninguém descarta um poema, que passa de geração em geração, e é graças a essa vocação de vencer o tempo, que temos registros históricos como da guerra de Tróia nos poemas Ilíadas e Odisséia de Homero, o poeta cego, 700 A.C.

Temos a divina comedia de Dante Alighieri, que é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Não há uma data exata em que foi escrita, mas opiniões mais reconhecidas asseguram que o Inferno pode ter sido composto entre 1304 e 1307-1308, o Purgatório de 1307-1308 a 1313-1314 e por último o Paraíso de 1313-1314 a 1321.

Temos as centúrias de Nostradamus que foram editadas de 1555 a 1558, e uma última edição de parte do seu trabalho após sua morte em 1568... E temos ainda a considerada mãe de todas as bíblias, a Popol Bug, bíblia dos Atlantes, e a primeira do planeta.

Então, se você é um poeta, ou simplesmente adora poesia e não sabia o motivo de tanta fascinação, aqui está sua resposta.