A NOVA CORRIDA LUNAR

A corrida espacial entre EUA e URSS teve um impulso gigantesco durante a Guerra Fria. Isso prova que a rivalidade estimula a competitividade. A partir de 1991, com a extinção da URSS, e depois de três décadas de luta pela supremacia no espaço, os norte-americanos correram praticamente sozinhos e espalharam sondas por todos os cantos (e recantos) do Sistema Solar.

Agora, em pleno início do século XXI, o interesse pela Lua voltou. Desta vez querem colonizar nosso satélite. No páreo, além de russos e norte-americanos, estão a União Européia, Índia e China. Enquanto os primeiros querem uma cooperação com os EUA, a China quer competir sozinha.

A Lua sempre despertou o interesse do homem. Por muito tempo esteve recoberta por uma aura de mistério. Quando criança "víamos" São Jorge matando o dragão naquelas nebulosidades lunares. Na adolescência suspirávamos por amor, embalados pelo luar. E como é belo o luar da Lua Cheia! A Lua sempre foi companheira dos namorados, dos amantes, dos poetas. Quanta inspiração ela deu e continua a dar aos poetas!

A descoberta, na década de 60, de que a Lua era apenas um disco árido e desértico, aliado ao fato de já sabermos que ela não tem luz própria, decepcionou um pouco. Foi-se o mistério. Mas, continuamos a vê-la com toda a sua beleza, porque mesmo com luz "emprestada", reflexo do Sol, ela continua a rainha da noite.

Sempre fui apaixonada pela Lua. Guardo, ainda hoje, recortes de jornal colados em grandes cadernos, da Missão Apollo 11. Embora céticos digam que tudo não passou de uma "armação" dos norte-americanos, para ganhar pontos na corrida espacial, eu prefiro acreditar que eles chegaram lá.

Se de 91 para cá não se falou mais dos feitos no espaço, é porque não houve disputa. Era só os EUA. Agora, uma nova corrida inicia. Os competidores são em número maior. E o objetivo é outro. Agora querem colonizar e isso significa botar gente na Lua.

Já pensaram no que isso implica? Trará consequências para a vida na Terra? Por que, em vez de aplicarem esse dinheiro todo numa coisa instável, não o usam para "arrumar" a nossa casa? Garanto que seria melhor aplicado e a Terra precisa disso. Os milhões em US$ para garantir a nova disputa são astronômicos. Daria para amenizar o problema da fome no mundo. Além do mais fica a dúvida de saber se não teremos um congestionamento de espaçonaves no solo lunar até 2016....

Giustina
Enviado por Giustina em 26/01/2010
Reeditado em 14/02/2014
Código do texto: T2052806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.