LIBERDADE AINDA EXIGE RESPONSABILIDADE?

Não pensem que estou "braba", apenas (e ainda!) estou lúcida.

Sempre que vou falar sobre um assunto mais que debatido, eu primeiramente peço licença, depois eu peço desculpas.

Respiro fundo e tento conectar as ideias que me povoam em ritmo acelerado.

Quando eu era criança, sempre ouvia dos meus pais e professores que a liberdade deveria se exercida com responsabilidade.

De fato , se existe uma característica inerente ao nosso direito "de ser" , e muito difícil de ser desfrutada, é a tal da liberdade.

Até os filósofos já escreveram que no exercício da plena liberdade muitos podem se perder.

"Dê a plena liberdade a alguém que poderá se tornar um livre prisioneiro de si mesmo" (by interpretação mavi)

A criança nos ensina bem esse fato ao testar repetidamente os "nossos" limites.

Pois bem, ontem fomos assombrados com uma notícia bomba que assolou o chão dos nossos hermanos Venezuelanos, a de que seis canais de telecomunicações estariam fechados pelo comando presidencial. Lamentável e o tal fato, e embora me indignasse, não me soou como grande novidade, visto que sinalizações muito claras já haviam sido fornecidas ao mundo, aliás, por vários "segmentos" da América Latina.

Por outro lado gostaria de lançar um pensamento sobre a própria liberdade de imprensa: Claro que o direito à notícia e à expressão artística do PENSAMENTO é indiscutível, e pertencente a todos nós , cidadãos do mundo, que dele fazemos jus. Olha eu aqui, por exemplo, manifestando meu pensamento.

Porém há momentos que PENSO e me pergunto que tipo de liberdade é essa que também sente-se no direito de colocar no ar, sem responsabilidade alguma com o social, programações como do tipo BBB.

Eu já havia jurado a mim mesma que nesse ano eu não me manifestaria, sempre juro, nunca me obedeço, porém um capítulo da programação que paguei como pedágio para um filme da telinha, me deixou de orelha em pé e grudada na tela! E não estou a fazer propaganda, Deus me livre de tal. Porém para escrever...tenho que ver, às vezes...

Foi daí que conectei o aforismo antigo da tal "liberdade com responsabilidade" com as imagens e mensagens subliminares que ali captei. Estaria ele...valendo para os "tempos modernos?"

Até que ponto, em nome do direito à plena expressão do pensamento, nossas casas poderiam ser invadidas por programas de tão " baixa categoria", como esse BBB deste ano.Extrapolaram as raias do respeito total às pessoas e à sociedade e seus valores mais arraigados. Veicular subliminarmente respeito às diferenças (me parece que esse seria o objetivo "nobre" de tanta baixaria!) não deveria ser um ato compulsório de anulação da opinião alheia.

Eu acho. Mas sei que devo achar quase sozinha. Não faz mal. Já aprendi que a minoria quase sempre enxerga melhor, e sempre é açoitada.

Já sei, lembrei do controle remoto.

Mas esqueçamos dele, partamos do princípio que não poderíamos nos livrar do tal canal de televisão.

Pois bem, profissionais formadores de opinião, e os relacionados com a formação das crianças e adolescentes no geral, com toda certeza devem ter suas considerações a fazer, que acredito não serem muito diferentes das minhas.

Sinceramente, neste atual BBB, fiquei me perguntando aonde estão os órgãos que poderiam ao menos balizar a falta de responsabilidade apelativa da referida programação.

Mas se houvesse tal preocupação, alguém já esbravejaria que se vilipendia a liberdade das expressões.

De fato, um impasse. Sou contra a censura, obviamente. Mas sou a favor da proteção da sociedade, daquela virtudes que considero essenciais e pétreas para a boa formação dum ser humano, e em última análise , dum país. Deve ser por isso que passamos por tantos problemas sociais. O BBB é um espelho dos nossos micro cosmos.

Acho que tem espaço para tudo e para todos nesse mundo...porém, nas horas e nos nos lugares certos, sob as formas mais acertadas.

E não é preconceito, não. Digo apenas que sou da linha totalmente fora de moda da responsabilidade social e do respeito ao espaço do outro.Aquela coisa de que teu direito a liberdade vai até...o início do direito da liberdade do outro, inclusive o direito de discordar do que se vê.

O que esperar duma sociedade que tem BBBs como ídolos?

Difícil...mas muito fácil responder: Absolutamente...nada! Nada a se esperar.

A não ser, exibicionismo, inversão de valores, instigação ao ganho do dinheiro fácil e sem lastro, deboche, irreverência, ôba-ôba, farra , sedimentação da famosa lei do se "levar vantagem em tudo"...e como prêmio, muito dinheiro! Quanto mais , mais poder para tudo!

Belos corpos explorados nas vitrines das ambições. Para os jovens julgo que é tudo veiculado de maneira mais que explícita: Vai ter maior valor aquele que for mais "sacana", mas que sabe ser melhor dissimulado, o que for mais "bonito", o mais "gostoso", o que for mais forte nas piores das virtudes: a do narcisismo.

Quase uma exortação ao "Booling" teatralizado no céu aberto da telinha...e ninguém faz nada! E a Justiça, poderia se colocar? Ou não?

Paradoxo: A televisão, se dum lado é veículo de indiscutível utilidade pública, doutro se contradiz por lançar muitas sementes "estéreis" no fértil campo da distorção de comportamento social.

Eu não oculto o meu sentimento, muito menos o meu pensamento: estou abismada em perceber como alguns "jornalistas" ,homens de tanta importância para o meio social, se permitem participar duma porcaria dessas! Deve ser o amoral preço de tudo, mesmo.

E ainda outro dia, vi uma reportagem da Globo, em que o famoso bonitão âncora do BBB, juro eu ouvi, dizia que seus TEXTOS SOBRE A PSICOLOGIA DOS BBBS, seriam utilizados numa escola, e cuja leitura se direcionaria às crianças.

Caí da pernas! Limpei meus ouvidos, claro, achei que estavam distorcendo as palavras. Quase tive um colapso coronariano.Depois entendi.

A escola a que ele se referia era uma ONG, AFILIADA AO CRIANÇA ESPERANÇA, então sosseguei, claro.Estava explicado dentro do razoável. Afinal, a desgraça na televisão nunca está sozinha.

É sempre muito bem articulada por vários infernos dos interesses escusos.

E por falar em vários infernos, termino dizendo que a programação da referida emissora...vai de mal a pior. Cruz credo!

Até a atual novelinha das nove se perdeu no caminho das boas intenções.

Entediante e repetitiva, como o tudo que não tem qualidade artística, tampouco utilidade pública. E que assustadoramente...agrada.

Só enganação. E nisso eles são ótimos, não há ninguém melhor que eles!