Videogame é cultura?

 

            Uma amiga, querendo estimular e formatar a cultura no filho adolescente, por ocasião dos seus 17 aninhos, deu-lhe um jogo de tabuleiro com perguntas desafiadoras em 6 campos do conhecimento humano. Tendo interesse nas querelas do tipo, que nos estimulam a pensar e a recordar, entrei na roda sendo de longe o mais velho entre os 5 participantes. A segunda em idade contava com 22 anos e estudava direito. Os demais tinham entre 17 e 15.

            - Está no papo. – Pensei. Alguns anos de vida nos levam a crer que sabemos muito, o que, de fato, é verdade em alguns setores. Logo na primeira pergunta caiu-me uma pergunta sobre videogame.

            - Ãh? – Queriam saber qual era o nome do jogo estrelado por ¨*******¨ e ¨&&&&&¨? Para despertar o interesse da ¨meninada¨, colocaram perguntas do universo que lhes pertencia, misturando a questões transcendentais com as quais estou mais familiarizado.

            Fiquei para trás no primeiro arranque. Recuperei-me graças ao Príncipe Charles e a questões sobre esportes. Não tive um desempenho brilhante. Logo depois perguntaram qual era a nadadeira da sorte de um dos principais personagens de Procuando Nemo. Tendo 50% de chance, acertei o chute.

            Veio uma pergunta listando aparelhos de laboratório querendo saber a qual ciência pertenciam. Graças à citação da proveta, lancei Genética. Devia ter respondido Química.

- Menos, tio, menos. – Disseram. A universitária de 22 anos cravou o primeiro lugar e cruzei a linha em segundo, após passar apuro com mais duas perguntas sobre videogame.

            - Mandou bem, tio. – Ainda falaram.

            Mandei, mas aquelas questões sobre videogames me deixaram aflito. Se minha vida dependesse disso, creio que estaria por um fio. Lembrei de uma antiga propaganda de refrigerante em que um alienígena se misturara à tripulação de uma nave clonando um dos astronautas. Para descobrir quem era o verdadeiro, perguntaram aos candidatos qual era o refrigerante mais famoso da Terra. Ao errar a resposta, o ET foi pulverizado. Caso algo semelhante me aconteça e me perguntem qual o videogame mais famoso do mundo, fecharei os olhos e responderei:

            - Atari! – Em seguida serei consumido pelo poder do laser, mas morrerei feliz com meu cabedal de conhecimentos...