As Marcas e Cicatrizes

A cicatriz é o resultado de uma lesão da derme, geralmente em consequência de um acidente ou de uma incisão efetuada durante uma cirurgia. Forma-se depois de um tempo após o corte; se o corte for de pequenas dimensões, a cicatriz dura poucos dias; se for grave, porém, a cicatriz pode durar a vida inteira. Uma cicatriz esconde na sua essência uma série de acontecimentos, razões e motivos. Talvez seja a marca final de uma cirurgia de extrema necessidade, ou de uma briga sem sentido. O fator de maior importância é que a cicatriz é mais do que uma marca. Toda cicatriz nos deixam marcas tanto no físico, quanto na psique.

Uma vez conheci um menino que tinha uma cicatriz no rosto e as pessoas de seu colégio não falavam com ele e nem sentavam ao seu lado; na realidade em todo momento ele era evitado. Essa falta de conformidade dos outros “colegas” de classe é demasiado interessante. Em contrapartida viajemos ao surreal e imaginemos uma situação em que todos os alunos de uma sala de aula possuíssem uma marca própria, uma cicatriz, e que nesta mesma sala houvesse “um pobre coitado” de pele lisa e branca como uma linfa. Ambos os casos, são amostras de injustiça social e conformidade estética, algo como: a maioria é o estereótipo.

É necessário que pelo menos alguma vez na vida, olhemos para o nosso próprio corpo e analisemos as marcas que nele habitam. O que mais intriga no resultado da experiência é que o esquecimento da causa leva a um resultado proveitoso, pois a maior das cicatrizes são as que estão intrínsecas, precisamente no coração. Uma vez que olhamos para uma cicatriz e só vemos uma cicatriz é um sinônimo de superação, porém, quando olhamos para uma marca e recordamos momentos de dor é sinônimo de que existem duas marcas: uma pretérita e outra habitual, que infelizmente atrapalham no seguimento saudável da vida.

Na teoria da comunicação uma marca pode ser um signo e este elemento pode inferir em aspectos demasiado interessantes. Através de todo esse tipo de analogia, o corpo teórico se reforça com o auxilio de aspectos sociais e cognitivos.

O mundo todo sonha com o dia que a conformidade social nem sempre será prioridade em nossos dias.