COISA DIZ TANTA COISA...
Tenho orgulho de ser brasileira e de falar a língua portuguesa.
Usar corretamente conjugações verbais, concordâncias e regências é presentear os ouvidos de qualquer receptor de nossas mensagens, assim como escrever respeitando normas gramaticais é um privilégio para quem o faz e, óbvio, para o leitor.
Ainda que não valorizado como merece, nosso português não deixa de ser fantástico. Mas para não ser superficial, quero limitar o texto escrevendo alguma coisinha sobre duas sílabas oferecidas pela língua portuguesa, por meio das quais tentamos traduzir o que gostaríamos de falar ou escrever na ocasião em que nos falta a palavra certa para concluir uma ideia ou pensamento. Refiro-me à palavra COISA.
Se até a garota de Ipanema era a "COISA mais linda, mais cheia de graça", por que hoje, dia em que "COISAS esotéricas me passam na cabeça", eu não posso escrever sobre este verbete tão utilizado por muitos?
COISA esteve no cinema como título de filme e na literatura como romance. As COISAS estão nas músicas populares, sucessos do passado e do presente. Igrejas ressaltam que devemos amar a Deus sobre todas as COISAS e pregam os males que o COISA-ruim pode trazer à nossa vida. O COISA-do-outro-mundo constantemente faz absurdos e o COISA-à-toa não ajuda em COISA nenhuma.
Há quem tenha feito uma declaração de amor, recitando "você foi a melhor COISA que aconteceu na minha vida!", COISA meiga, não? E tem ainda aquele que só vive de COISA errada. COISA feia!
É... A COISA está preta, principalmente na política nacional.
Dizer COISA é genérico demais, convenhamos. Contudo, quem nunca COISOU alguma COISA um dia? Ou por falha da memória de alguém, foi chamado de COISINHA ou COISINHO?
Tem até o COISINHA de Jesus, uma versão COISIFICADA do grande coreógrafo e dançarino Carlinhos de Jesus.
COISA ganha novos significados de região para região. Fazer COISA pode se referir a um ato sexual, por exemplo, da mesma forma que, simplesmente, a COISA, de maneira bem tautológica, denomina alguma COISA, algum ser real, aparente ou inanimado, um mistério, um assunto ou uma COISA qualquer, dependendo do contexto em que se está. COISA curiosa, mas real.
COISA também exprime estado emocional e sensações. Que COISA!
Sempre arranjam um lugarzinho pra colocar a COISA. Daí derivam verbo, adjetivo, advérbio e até mesmo outros substantivos.
Li várias COISAS sobre COISA antes de escrever essa COISA que você lê agora. Uma COISINHA aqui, outra COISINHA ali. Um montão de COISAS que acabou dando na mesma COISA.
Gramaticalmente o substantivo COISA é feminino, todavia, conseguimos flexioná-lo em gênero - quando temos o COISA ou a COISA, até o COISO -, em número - quando as COISAS são muitas - , ou em grau, quando pretendemos dizer que COISÍSSIMA nenhuma se compara a essas COISINHAS da língua portuguesa.
Coisamente... Tem tanta COISA! É uma COISARADA só, entretanto, temos que pensar que uma COISA é uma COISA e outra COISA é outra COISA.
Que COISA louca! O texto já está longo e eu não escrevi nem metade das COISAS possíveis de serem ditas por meio da palavra COISA.
Concordemos que é por estas COISAS e por outras COISITAS mais que nossa língua é tão rica. Português é outra COISA, não é mesmo?
Tem muitas COISAS bacanas, no entanto acho que você já se cansou de ler sobre a mesma COISA. Afinal, tem COISA que cansa mesmo.
Paro por aqui. Tenho ainda muita COISA para fazer e pensar. Só espero que tenham captado o espírito da COISA.
Semana que vem estou de volta com um outro texto, ou, outra COISA, como preferirem. Escrever é uma COISA que me dá prazer.
Desculpem alguma COISA...
Mas...
Eu ficaria tão feliz se vocês comentassem alguma COISINHA sobre essas COISAS que acabo de lhes oferecer!