SÃO PAULO: "COMOÇÃO DE NOSSAS VIDAS"

Pobre da nossa São Paulo, comoção das nossas vidas, como foi a comoção da vida de Mário de Andrade. Pobre da nossa São Paulo, afogando-se nas águas vindas dos céus, nas águas transbordando dos rios, nas lágrimas transbordando dos olhos que choram por seus mortos.

São Paulo, comoção das nossas vidas! Rogai, Santo Apóstolo, pela cidade que carrega o vosso nome. Rogai por todos os filhos desta cidade, particularmente pelos mais pobres e miseráveis.

Rogai pelos pobres de todas as misérias, que são legião: a miséria da falta de trabalho, a miséria da falta de justiça, a miséria da falta de pão; a miséria da falta de equilíbrio, a miséria da falta de paz, a miséria da falta de amor, a miséria da falta de tolerância, a miséria da falta de aceitação(...). Rogai pela superação das nossas misérias que, como em tantas outras cidades do mundo, compõem uma legião.

Apóstolo Santo: Rogai por nossa pobre tão rica cidade, amada como se ama a própria filha, como se ama a própria mãe; esta nossa São Paulo demasiado humana e, por demasiado humana, feita de toda luz e de toda sombra, de todo mal e de todo bem, de toda virtude e de todo vício, com a alma sempre dividida entre Apolo e Dionísio.

Velai por nosso destino e pelo destino da cidade que carrega o vosso nome, Apóstolo dos gentios, vós que espalhastes a Mensagem para muito além dos muros do Templo.

São Paulo, velai por São Paulo!

Zuleika dos Reis, na noite de 24 de janeiro de 2010.