SÃO PAULO:  456 ANOS!
 
A nossa São Paulo faz aniversário!
São 456 anos de muita luta, muito esforço e crescimento!
A luta é de todos, nativos da terra e migrantes e imigrantes.
Quantos filhos do Brasil não vieram e vem para São Paulo, emprestar-lhe um pouco do seu labor, de sua inteligência e de sua sensibilidade!
O labor de cada um,vem criando a nossa São Paulo cotidianamente, e a sensibilidade vem transformando a cidade...
A aliança da inteligência inata de cada um dos moradores da grande cidade, com sua sensibilidade tem reelaborado o modo de viver na metrópole!
Soma-se a este processo a colaboração importantíssima dos filhos do mundo, que aqui tem firmado sua morada!
Assim, a nossa São Paulo é única!
Assim, o amor que temos por ela, é um amor que toca diferentes pontos de vista, pensamentos, vivências, de uma forma única, pouco diferenciando a cada uma!
A nossa São Paulo faz aniversário!
São 456 anos de crescimento, que infelizmente se mostra de uma forma não organizada, sem método e critério.
A nossa São Paulo é uma terra de todos, mas não são todos que a vêem como sua...
Não adianta falar só na responsabilidade dos governantes, e criticá-los ou elogiá-los sem por a mostra a nossa própria incapacidade de gerir a São Paulo como gerimos a nossa casa.
São Paulo faz 456 anos, totalmente entupida de lixo e entulho, cheia de desigualdades sociais!
Por suas vias públicas encontramos o caos; seja lixo, seja mendicância, seja falta de segurança, etc!
A vida precisa se instalar em algum lugar, para fazer-se, para perpetuar-se...
A vida tem se servido de morros, beira de córregos e rios, de viadutos, para existir!
As pessoas tem se valido de qualquer meio para subsistir...
São Paulo não esta preparada para isso tudo!
Os governantes não prepararam a cidade para isso tudo!
E cada morador da cidade não esta preparado para ajudar á São Paulo a vencer estes desafios que enfrenta neste momento!
Generalizar é perigoso, podendo ser injusto, mas o conjunto de todos e tantos que aqui vivem, não ajudam em nada na melhoria de vida da cidade de São Paulo.
Existem sim atitudes isoladas em prol da melhoria de vida na metrópole, mas enquanto forem atitudes isoladas, pouca eficácia terão!
Este aniversário de 456 anos, São Paulo passará sob pesadas chuvas, onde inúmeras famílias estarão frente a frente com o perigo de desabamentos...
Este aniversário de 456, São Paulo passará com as vias públicas atulhadas de lixo e entulhos, que entupirão as bocas de lobo impedindo o escoamento das águas das chuvas.
Haverá mortes, haverá desalojamentos, dor e tristeza!
Em vez de lançar aqui um rol de culpas tanto sobre os ombros da população, quanto sobre os ombros dos governantes, faço uma pergunta:
Nós fizemos de tudo pela nossa São Paulo, por nós mesmos, pelos outros moradores da nossa cidade?
Só depois de termos certeza de que fizemos é que poderemos por o dedo na face de outros e inquirir sobre a sua responsabilidade nos fatos!
São Paulo faz 456 anos amanhã, dia 25 de janeiro de 2010!
Que a partir desta data, deste ponto de nossa história, tudo seja realmente diferente!
Não inventemos de querer dominar a natureza!
Dominemos e eduquemos a nós mesmos, em primeiro lugar!
Melhoraremos muito o viver em São Paulo depois que nos educarmos primeiro!
E será muito importante que não nos deixemos influenciar por festividades exuberantes acerca do aniversário de São Paulo, não deixemos para debaixo do tapete da memória e da consciência os problemas que nossa cidade enfrenta agora.
Não nos contentemos com soluções paliativas de quem quer que seja!
Na comemoração do 457° aniversário de São Paulo que as coisas estejam melhores!
Não esperemos por melhorias por causa da copa do mundo ou da olimpíada, que serão disputadas no Brasil em anos vindouros...
Até lá podemos estar todos mortos... Senão atolados no lixo, senão afogados nas enchentes,senão envolvidos numa crise social sem precedentes, como se já não a vivêssemos aqui em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outros estados da federação!
E se não estivermos todos mortos, por causa de nossa melhor condição de vida, de moradia, certamente estarão a massa mais pobre da sociedade que sabendo ou não, alimentam a máquina do futebol, e em um nível talvez menor, alimentam também a máquina das olimpíadas!
São Paulo faz anos!
Que a lágrima possível nas faces dos moradores da cidade seja de júbilo e alegria, pois já bastam tantas lágrimas derramadas de profunda dor!
São Paulo, feliz aniversário!
Qual o presente que você gostaria de receber de minhas mãos, num momento de comemoração?
 
 
Edvaldo Rosa
24/01/2010
WWW.SACPAIXAO.NET