IVETE DEPELLEGRIN E SUA VISÃO DE BRASILEIRA
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
ALAGOAS - MACEIÓ - BRASIL: BELÍSSIMA, MAS CHEIA DE HORRÍVEIS CONTRADIÇÕES, MAS AINDA COM ESPERANÇAS
Maceió creio eu que se houve o Éden, deve ter sido por aqui, pois não há palavras para descrever tanta beleza, abundância de alimentos, árvores e flores, cheiros, sabores, pessoas simples, bonitas, acolhedoras, porém o pior dos animais reside aqui, diz ser humano, mas não passa de um ser arrogante, que pensa somente em si e na população em época eleitoral.
Apesar da aura mágica desta cidade, onde o mar é verde, os coqueiros imponentes, a cidade é turística, capital, mas sua gente é em sua grande parte analfabeta funcional, ou totalmente analfabeta, tendo um dos índices mais baixos de escolaridade, muitos dependem da "bolsa-esmola" do governo porque a desigualdade é muito grande, o emprego é escasso e a renda baixíssima, resultado de um descaso enorme com a Educação que não forma cidadãos conscientes que pensem, unam-se e juntos façam algo para mudar esta cidade que possui esgoto a céu aberto em todos os lugares, inclusive os mais badalados pelo turismo. A saúde é precária, a malha viária para uma cidade turística muito procurada por brasileiros e estrangeiros, não oferece condições de deslocamento seja por carro particular, seja por ônibus que a população utiliza para trabalho e estudo, ou mesmo para o turista que também utiliza este meio de transporte.
Ontem 21/01/2010 moradores de um bairro pobre, esquecido por todos os que foram eleitos por eles, reuniram-se para ouvir, um homem simples, porém com ideais fortes, sonhos possíveis, um guerreiro solitário que ainda acredita em mudar pelo menos o local onde reside. Mas eram poucos os reunidos e nitidamente percebia-se que muitos nem sabiam o que de fato faziam naquele local. O mais triste foi que em determinado momento saí comprar uma água, na volta da venda ouvi: "você não vai na reunião???" e a resposta foi: "eu não, perder meu tempo com política e eu não ganhar nada com isto?? eu não." E este mesmo homem estava com uma lata de ***Pitú nas mãos bebendo no meio fio do calçamento.
Este é o resultado de uma população sem Educação Social, que comentaram pouco antes em Direitos Humanos apenas referindo-se que estes "malditos" iriam proteger os assassinos de uma chacina que ocorreu em outro bairro. Se estas pessoas tivessem Educação de Qualidade, Educação Social que a Mídia deveria oferecer ao invés de pregar descaradamente "o amor bandido," que adolescentes sem um mínimo de discernimento idolatram e creem ser lindo e possível, o resultado desta pequena reunião poderia ter sido outro, mais positivo.
Mas ainda há esperança... há ainda pelo menos um sonhador idealista que não conforma-se apenas em assistir calado os desmandos da mídia comprada, de um governdo federal podre, de uma administração local omissa e interesseira em votos para votos para um indivíduo ser doutor deputado mesmo não tendo capacidade para tal. Ainda haverá esperança em mudança concreta, mas o mais importante é que como este solitário guerreiro aprendeu, a população deve aprender que a melhor mudança é a de dentro pra fora, através da Educação Global que fornece o combustível para as lutas e a consciência para ver que a mídia é comprada, vendida, FALSA E HIPÓCRITA.
***Pitú - Marca de Cachaça muito popular e consumida no nordeste pelo seu baixo preço.
POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo
Postado por CRITICANDO A MÍDIA às 04:32 0 comentários
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
ALAGOAS - MACEIÓ - BRASIL: BELÍSSIMA, MAS CHEIA DE HORRÍVEIS CONTRADIÇÕES
SANATÓRIO REDE HOSPITALAR - aproximadamente 07:00 da manhã, dia 20/01/2010.
Meu noivo vai a este local marcar exames cardiológicos e radiografia. À nossa frente estava uma mãe desesperada, são palavras dela: "senhora tem duas semanas que venho aqui com meu filho, todos os dias, que está doente precisando do atendimento," e a atentendente responde asperamente: que culpa tenho eu se a senhora é uma incompetente, um dia falta isto, outro aquilo... a senhora é a culpada."
Olhei para o menino, devia ter uns sete anos de idade, estava com as unhas das mãos roxas e os lábios também, respirando com dificuldade, cansado. A mãe em vias de choro e a atendente, um bloco de gelo seria certamente transmitiria mais calor que ela. Desumana, cruel.
Logo que chegamos ao Sanatório, o guarda nos recebeu e disse: "é particular senhor? porque senão for não pode estacionar aqui." Resumo da ópera: a mãe ficou no desepero e meu noivo recebeu da mesma atendente gelada a resposta que sua guia estava vencida, sendo que a data conferia.
Juntando os dois fatos. Alagoas-Maceió tem muitos eleitores (como em todo país), que trabalham seis meses para o governo federal gozar de luxos e tratamentos no Sírio Libanês em São Paulo, com tudo pago por eles (alagoanos) e todos os brasileiros, então por que há duas modalidades de saúde??? A "pública" já PAGA seis meses consecutivos e adiantados em impostos para o governo"" e a particular que privilegia quem saca o cartão de crédito, cheque, dinheiro vivo pagando um serviço o qual já foi pago anteriormente e diga-se por sinal, bem caro???
Cadê a HUMANIDADE das pessoas que tratam da Saúde neste país??? Aquela criança vai precisar MORRER para ser atendida??? Cadê a HUMANIDADE do "Pai dos Pobres, o "Filho do Brasil," que saiu daqui do nordeste pobre, faminto e analfabeto, sendo que analfabeto acrescentado de burro e cego, mascarado, continua.
Meu noivo marcou os exames em outro hospital, mas e esta mãe?? O que a aguarda?? Qual é o futuro dela e de tantas outras pessoas que residem nesta cidade maravilhosa, de mar estonteantemente verde e com favelas horrendas em sua orla???
O Haiti, a Thailândia, o Japão... tem desastres naturais, fucacões, tempestades, terremotos, tsunamis, que os desgraça, devasta, gera dor, caos e sofrimento, nós temos O PT E SUA DISFARÇADA DITADURA DEMOCRÁTICA que a MÍDIA VENDIDA ADORA DEMOSTRAR E ESCANCARAR A DESGRAÇA ALHEIA POIS ESTA DÁ AUDIÊNCIA, porém esquece-se que tem uma população carente nas cinco regiões deste país, que além de RESPEITO, NECESSITA DE LIBERDADE, EDUCAÇÃO SOCIAL porque aqui também necessita-se GOVERNO DE VERDADE E NÃO DE UM FALSO ASSISTENCIALISTA VENDIDO À MÍDIA.
O dia em que a mídia geral conscientizar-se que estar vendida servindo a um único interesse, este país certamente irá se dar conta que DIREITOS HUMANOS EXISTEM, SÃO PARA TODOS E NÃO APENAS PARA BANDIDOS, INCLUSIVE BANDIDOS DO PODER.
POR: Ivete Depelegrim Ribeiro - Acadêmica de Comunicação Social - Jornalismo.
Postado por CRITICANDO A MÍDIA às 11:35 0 comentários
Marcadores: Crueldade, Descaso, Saúde