O Bar do Zé Careca, novamente!

- Rapaz, ontem estive no bar do Zé Careca e aprendi uma porção de coisas que não aprenderia nem na Sorbonne.´

- É mesmo? Mas eu acredito, já notei que lá no bar funciona uma espécie de Central de Informações da cidade. E tem uns caras que falam de filosofia, economia do país, direito, criminalidade, como gente grande.

- Pois é, é o que estou dizendo, tirante os mais dogmáticos, como o Chico Bocão, que diz resolver a criminalidade no tapa, mandando toda a turma do mal para a cadeira elétrica em dois tempos, tem aqueles com teses profundas, com uma dialética de fazer inveja ao velho Marx.

- Mas o que foi que você aprendeu ontem?

- Aprendi, por exemplo, que aquela famosa frase do grande escritor português Fernando Pessoa, que todo mundo repete, mas não sabe bem o que significa, “Navegar é preciso, viver não é preciso”, diz respeito à precisão. Manjou? Pra navegar tem que ter precisão, enquanto a nossa vida não tem precisão, fica mais à mercê do acaso.

- Não brinca? Eu sempre citei essa frase pomposamente e morria de medo que alguém me perguntasse o que o Pessoa queria dizer com isso. Felizmente as pessoas ouviam e ficavam quietas,para demonstrar que também eram intelectuais da pesada.

- E tem mais, quando eu ia saindo do bar, um amigo do falecido Luís Novaes, que Deus o tenha, aquele que repetia sempre que era quase-honesto, olha só a profundidade da frase. Você sabia que hoje a ciência vem afirmando que quem fala que é honesto não é honesto? Aí que tá a sacada do Novaes, pois ele intuitivamente sabia que era suspeitíssimo para falar dele próprio. Assim, apesar de ser um homem comprovadamente honesto, ele dizia sempre que era quase-honesto. Mas voltemos ao que eu ia dizer: o amigo do Novaes estava falando que a cidade de Friburgo está dentro de uma cratera de um vulcão extinto há milhares de anos aqui no Brasil. E a comunidade científica internacional ainda não tomou conhecimento dessa nossa descoberta.Segundo, ainda, o amigo do Novaes, os nossos matemáticos, o professor Carrá e o professor Thélio,mesmo sem o trabalho arqueológico necessário, já teriam até elaborado os primeiros cálculos provisórios sobre essa cratera.Eles se garantem só com os cálculos. Embora o pessoal diga que é boato, eu ponho a mão no fogo que isso é a pura verdade.Onde você aprenderia tudo isso, senão no Zé Careca?

- É , amigo, o bar do Zé Careca parece mesmo uma Academia Grega do tempo do Helenismo, com seus dogmáticos, cínicos, transcendentais, pragmáticos, céticos, matemáticos, etc. Mas minha mulher não entende isso. Outro dia, voltando do bar, passei a contar a ela o que havia aprendido. Sabe o que ela respondeu?

- O que foi?

- Simplesmente, me respondeu com ar de enfado: “você é muito bobo mesmo, acredita nessas baboseiras de gente desocupada. Olha, trata é de tomar banho já, já, pois você está fedendo a óleo de pastel. Se não tomar o banho, eu não deixo você dormir hoje no nosso quarto !!!