Lasanha

Não sou o gato Garfield, mas também tenho a lasanha como o meu prato predileto. E lasanha para mim, dentre tantas opções elaboradas para atender a diversos gostos culinários, a melhor é a tradicional, aquela com queijo mussarela, presunto, carne moída e molho de tomate, que combinados com a massa específica para lasanha, pré-cozida, deixam qualquer um maluco por esse delicioso prato. Com ingredientes simples (e práticos) parece muito fácil de fazer, apenas parece, na “montagem” dessa maravilha gastronômica exige-se toda uma técnica devidamente estudada para deixá-la da melhor maneira possível uniforme e consistente, afinal ela não pode, em hipótese alguma, se desmanchar ao ser cortada quando oferecida aos seus convidados, afinal não se trata de uma comida qualquer.

Cada camada deve ter a sua espessura exata, nem mais nem menos, começando com uma leve camada de molho de tomate e carne moída, para acomodar a primeira camada da massa, em seguida, novamente o molho, sem a carne moída desta vez, mas as primeiras fatias do queijo mussarela acompanhadas do presunto, e dessa forma segue sucessivamente até atingir uma altura ideal (em torno de seis cm) para no final completar com o molho e a carne moída, algumas tiras de mussarela por cima de tudo deixará o prato terrivelmente atrativo para os olhos e para o estômago, fazendo-nos salivar abundantemente, até as nossas lombrigas companheiras festejam o momento. Uma verdadeira obra de arte.

Para aqueles que gostam de incrementar, sugiro azeitonas, folhas de manjerona ou fatias de tomate seco na última camada, deixando visualmente belo e saboroso. A temperatura do forno precisa estar no ponto, o que vai depender de cada fogão, geralmente um pré-aquecimento (assim como ao se fazer o bolo) auxilia no cozimento da lasanha, o queijo derretido e o barulho do molho borbulhando é um acorde para os nossos ouvidos, além de serem sinais (claros) que está na hora de ser retirado de dentro do forno, um segredo importante é a utilização de uma película de papel alumínio para cobrir, evitando a evaporação da água existente no molho e aquela queimadinha na massa que presenciamos (infelizmente) em algumas residências.

Seguindo todas as dicas e recomendações, será impossível algo vir a dar errado, desse modo, basta apenas aproveitar a DELÍCIA dessa inigualável e tradicionalíssima “iguaria”, ingerindo moderadamente, (para depois não querer colocar a culpa na lasanha). Para a sua companhia, uma bebida leve e muito boa para ser apreciado, um vinho tinto seco, e não menos do que toda a família reunida ao redor de uma enorme mesa desfrutando-se da sua presença sobre a mesma. Huuuuuuuuummmmmm... que fome!

Bom apetite!

Regor Illesac
Enviado por Regor Illesac em 23/01/2010
Código do texto: T2045971
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.