Efeito colateral

Lembro-me desde sempre de certos conselhos da mídia que chegam a ser quase que imposições sobre todo o tipo de assunto. Saúde, por exemplo, os jornais informam e desinformam o tempo inteiro de que devemos comer isso, não devemos tomar aquilo, ingerir vitaminas de A a Z, e ditam que devemos evitar o café. Ah, desculpem, este já foi absolvido, parece que agora ele é um bom aliado se bebido moderadamente. Falaram também que devíamos evitar o ovo por causa do colesterol, bem como a manteiga, e depois voltaram atrás.

.

Há alguns anos atrás o condenado foi o tomate, fizeram campanha nacional contra o coitado. Muito agrotóxico em sua casca, o que realmente é verdade, nos traria uma alta dose de veneno, por isso deveríamos abolir o tomate de nossa alimentação. Os plantadores da fruta não gostaram de tal divulgação, não era bom para os negócios. Em seguida, uma grande reportagem surge trazendo o tomate como grande salvador: É importante o consumo de tomate, pois tem uma substância chamada licopeno que ajuda no combate ao câncer de próstata e auxilia no tratamento de algumas infecções.

.

Aspirina pode matar! Por causa da facilidade de compra em qualquer farmácia, muitas pessoas consumiam indiscriminadamente a Aspirina, que é uma droga e que se usada em excesso faz mal, aliás, como tudo o que em exagero faz. A indústria farmacêutica não deve ter gostado muito da história, só sei que daí há pouco veio a seguinte notícia: Tomar uma aspirina ao dia reduz o risco de infarto.

.

Somos bombardeados de informações que se contradizem o tempo todo, acredito que a ciência está sempre encontrando novas curas e informações sobre as propriedades dos alimentos e outras descobertas. Contudo, o que percebo também é uma mídia que precisa de notícia e preferencialmente que esta seja bombástica, nos assuste para chamar a nossa atenção, nos provoque medo ou esperança. Ninguém da imprensa irá lhe aconselhar a pensar no meio termo, é tudo oito ou ointenta.

.

Portanto, a palavra-chave é equilíbrio. Tome café, entretanto não abuse. Coma tomate, porém tire a casca. Beber socialmente não é crime, mas comer aquela gordurinha do churrasco pode ser que seja. Faça alguma atividade física, se for sedentário já sabe, seu corpo lhe cobrará por isso algum dia. E tenha muito, mas muito senso crítico ao escutar ou ler matérias jornalísticas, porque engolir sem mastigar notícias da imprensa marrom pode causar um grande efeito colateral.