VAI VER SE ESTOU NA ESQUINA (BVIW)





O carnaval está logo ali e até parece piada pronta com o universo de uma escola de samba, mas o fato é que o consultório do meu psicanalista localiza-se em um bairro paulistano, na esquina da Rua Harmonia com a Purpurina!


Uma leveza inesperada ao ser? Nem sempre! Muitas vezes comparo as sessões a uma novela onde os capítulos transcorrem sem grandes reviravoltas e se a pessoa perder duas semanas, há de entender tudo!
Isso significa que meu analista deveria estar praticamente canonizado por ouvir milhões de vezes as mesmas coisas!


Por outro lado, a esquina da Rua Purpurina com a Harmonia transformou-se no lugar onde escuto a mim. Pois é! Pago para me ouvir! Como diria a Dra. Sigmunda Fuad: este é o preço que se paga pela surdez precoce!


O ser humano adoece ao distanciar-se de si, incapaz de olhar e ouvir-se.
O processo psicanalítico representa o próprio espaço da liberdade e é uma espécie de (des)construção. Entre o que gostaria de ser e as projeções a meu respeito minha alma existe em traços e linhas diversas.


Faço análise para descobrir o que sou e desejo. Identificar os joios e trigos da alma. Entender que não sou argila para ser moldada pelas expectativas alheias, mas também não sou muralha impermeável ao contato e à riqueza dos encontros.


Não sei se me conheço plenamente. Só loucos tem certeza em suas leis abortadas da realidade, mas aprendi a diferenciar o que é projeção e o que sou eu. E na esquina do pensamento, dou mais alguns passos em direção a mim, ainda que sem tanta harmonia ou purpurina...






(*) IMAGEM: Google


http://www.dolcevita.prosaeverso.net




Dolce Vita
Enviado por Dolce Vita em 21/01/2010
Código do texto: T2042518
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.