Esquinas da vida - BVIW

Esquina é quase sempre um ponto de referência. Sobretudo se for o cruzamento de ruas importantes, como a da Ipiranga com a São João em Sampa, que até se imortalizou nos versos de Caetano Veloso.

Antigamente, podia ser lugar de encontros, te espero na esquina... dizia o rapaz à moça, principalmente no caso de namoros escondidos. Ela saía de fininho, encontrava o namorado longe dos olhos dos pais e lá iam os dois pro escurinho do cinema.

Simbólicas são as inúmeras ‘esquinas’ com as quais nos deparamos ao longo da existência. Quando devemos ‘dobrar’ para um lado em busca dos nossos objetivos e ideais. Mais adiante encontraremos outras que trarão dúvidas sobre a melhor direção. Qual será o lado mais indicado? Às vezes somos obrigados a ir para onde as circunstâncias determinam. Outras vezes não, é confiar na intuição.

Simbolicamente, também pode significar acaso, quando se fala em ‘esquina da vida’, dito assim sem precisar onde, como e por quê. Quando vamos vivendo e cruzamos com alguém em nosso caminho. Alguém que pode se tornar importante. Que vai caminhar ao nosso lado por algumas quadras ou por longas estradas.

Atravessar a rua e seguir em frente seria a mais fácil das caminhadas, no entanto, a vida não é assim linear. Sempre está a nos apresentar encruzilhadas, que levam a sinuosas trilhas ou atalhos a desvendar.