Imagem: Cilindro de Ciro de 539 a.C. - Hoje no Bristish Museum
Música: Preludio - Brahms

Leiam:

http://oficinadafelicidade.com.br/home_0.html



Violação dos Direitos Humanos

 
Os direitos humanos são instrumentos escritos que visam assegurar às pessoas liberdade e dignidade. Desde o Cilindro de Ciro na Pérsia em 539 a.C. até a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 10 de dezembro de 1948 esses instrumentos sofreram aperfeiçoamentos, adaptações e modificações retóricas.

São instrumentos que empolgam as pessoas sensíveis, mas, não são cumpridos na grande maioria das vezes.

A violação dos direitos humanos não somente ocorre de forma violenta, quando se estabelece um estado de exceção. Esse é um estado que, pela impetuosidade, chama mais a atenção.

Nos dias de hoje a violação dos direitos humanos ocorre de maneira sutil. O homem é livre quando sonha e age livremente. Várias circunstâncias na atualidade roubaram a capacidade de sonhar e de agir com liberdade e dignidade.  

A globalização globalizou a violação dos direitos humanos. Uma nação é rica e poderosa à custa da exploração de dezenas de outras nações miseráveis.

No mundo globalizado não existe mais a esquerda sonhadora e nem a direita exploradora. Hoje os políticos estão submissos ao poder econômico. As pessoas que deveriam garantir os direitos humanos necessitam do dinheiro do poder econômico para garantir suas eleições e se perpetuarem no poder.

O poder econômico vigente, ajudado pela mídia, transformou o ser humano em um miserável objeto de produção e consumo.  

No campo político, assistimos o casamento incestuoso da corrupção com o populismo. Essa união gerou monstros que aterrorizam a população.

Nos dias atuais o político é eleito graças a um marketing bem feito e com as bênçãos do capital. O marketing é um instrumento importante, mas, na política ele apenas cria uma imagem agradável ao eleitor e oculta o verdadeiro caráter do político.

A grande maioria dos políticos da atualidade não tem compromissos com verdade. Os seus discursos mudam de acordo com o tempo, com a conveniência e com a platéia. A capacidade de conferir liberdade, dignidade e transformações saudáveis foi substituída pelo apego ao poder e aos benefícios que o mesmo confere a uma oligarquia que mostram as plumas coloridas e escondem as garras afiadas.  

A corrupção, o mau uso do dinheiro público, a compra direta ou indireta de votos, a exploração da classe média, e o mais doloroso, subjugar a classe pobre e pouco escolarizada, fazendo dela uma grande massa manipulável. Essas são formas sutis e contemporâneas de violação dos direitos humanos que desgraçam o povo.

Não somente nos campos político e econômico os direitos humanos são violados. O campo social é tão violento e hipócrita quanto os dois anteriores. Fazemos parte da sociedade do “salve-se quem puder e que se dane o resto”. Criticamos a sociedade desigual e praticamos desigualdades. Somos bons em críticas e péssimos em ações.

Não adianta declarações pomposas, nem mesmo PNDH3, 4, 5 e assim por diante. O poder é um instrumento para garantir os direitos humanos e não de violação dos mesmos. Enquanto existirem indivíduos exorbitando, usando o poder em benefício próprio e de seus asseclas e não cumprindo com dignidade as suas funções, continuaremos, infelizmente, assistindo violações dos DIREITOS HUMANOS.


http://oficinadafelicidade.com.br

Mensagem: Aos colegas do RL peço desculpas por mais de 30 dias de ausência. Foram 15 dias de férias e outros 15 de muito trabalho.Tentarei voltar mais vezes assim que for possível. Estou trabalhando em meu segundo romance que deverá ser publicado no final do ano. Um abraço a todos, muito obrigado pelo carinho e um feliz 2010 para todos(as)!