COLCHA DE RETALHOS

Senhoras e senhores, demorei escrever sobre este assunto porque me é tão repugnante que tenho a impressão que tudo que é palavrão vem num momento só. Sabe os piores? Os mais chulos? Então...ficam todos querendo aparecer por aqui. Claro que de nada adianta, uma vez que só libera uma energia pessoal e não muda nada no formato que todos estamos vendo da história do nosso país.

Preparem seus baldes, que o vômito é grande!

Não basta ver toda aquela imagem de roubalheira, de gente graúda pondo dinheiro em meias, cuecas, bolsas e paletós...ou ainda, a oração do trio feita ao Senhor, reconhecendo a incapacidade de não falhar. Não basta a cavalaria, o gás lacrimogêneo, a pancadaria contra a manifestação estudantil, cujo ápice culminou com a frase do Coronel da Polícia Militar dizendo: “Foi uma ação perfeita”. Perfeita meu senhor? Para mim perfeita é essa força jovem cuja indignação propagou um desejo coletivo de iniciação à politização natural dos que ainda não foram abduzidos ou estão nas UTIs da delinqüência social, moral ou os cambal.

Como disse anteriormente, estava difícil escrever sobre tudo isso, até que hoje pela manhã, como que bombardeando meus tímpanos, ouvi o depoimento da Deputada Eurides Britto, líder do Governo na Câmara Legislativa do Distrito Federal, aquela mesma que colocou um bolo de dinheiro dentro de sua bolsa, sorrindo com o que é possível de sua saudosa boca. Depoimento este que invadiu meu DNA mais original, e me trouxe pra cá...e como não tenho armas, nem faço parte de um grupo de extermínio...coloco minha bala na agulha deste teclado mesmo.

Pois bem...vejam só o que disse ao ser entrevistada: "Estou bem, dormindo bem. O que me faz sofrer é não poder abrir a boca porque meu advogado recomendou não falar nada. É uma questão de ética com a Justiça, mas estou ansiosa para dizer tudo que tenho a dizer", Ora, ora, ora...senhora Eu(ri)des!!!! Fiquei pensando aqui...que palhaçada é essa??!! Repito aqui outra frase sua: “Entrega o teu Caminho ao Senhor e Ele tudo fará”. Puxa, será que não estava faltando sua presença naquele vídeo patético de redenção religiosa?

Diz em seu manifesto, que está perplexa!!!???? Fala em ética como se estivesse segura de que seus ouvintes são um bando de gente burra, alienados ou o que?

Naquele vídeo era apenas uma senhorinha recebendo mesada do papai, cuja culpa por não criá-la bem, vem em notas gordas de cala a boca?

Por favor, me passem o balde....que o estômago vai virar!!

Pior que esse bando de gente cujos cargos públicos deveriam ser lugar de “gente que faz”, lugar de “gente que cuida”, de “gente que honra”, de “gente que respeita”, de “gente que dá exemplo”, só mesmo o bando que torturou, matou, mutilou e escondeu corpos na época da ditadura. Cito aqui mais um trio que envergonha: Maluf, Romeu Tuma, Harry Shibata.

Respectivamente na época: Prefeito de São Paulo, Chefe do Dops e Chefe do Necrotério do IML. Um manda construir o cemitério de Perus especialmente para ocultação de cadáveres de cidadãos contrários ao regime ditatorial, o outro tinha vasto conhecimento dos assassinatos e torturas e o último assinava laudos mentirosos sobre o óbito das vítimas.

“Depois de 39 anos, abordar de forma leviana um assunto dessa natureza, é no mínimo ridícula” (Frase de Maluf ao ser informado que o Ministério Público Federal em São Paulo, entrou com ação civil pública contra autoridades e chefes de órgãos públicos da época).

Como podemos ver senhoras e senhores...retalhos diferentes da história, cujas respostas dos canalhas protagonistas podem ser colocadas no mesmo saco de sarcasmo e mentiras deslavadas. O que vai acontecer com eles? Provavelmente NADA!!!

O importante, acredito, esteja no fato de não esquecermos; de termos boa memória sobre corrupções, violências, autoritarismo, assassinatos, lavagem de dinheiro, desvios de verbas, torturas, mentiras, caras de pau, desonestidade, exploração de menores, psicopatias, abuso do poder...enfim! Toda essa podridão que transforma o caráter em algo parecido com a escória do submundo e que está longe de formar gente de primeira....gente que não subtrai das páginas da nossa Pátria, o caminho para abrigar um povo que necessita de bons exemplos de dignidade para prosseguir com suas vidas.

Alguns bons homens (sim, eles existem), fazem questão de lembrar e clamar por justiça...mesmo que leve 39 ou 100 anos...lá estão eles, incansáveis!! Isso nos dá, senão um pequeno alívio, ao menos esperança de que não somos um país que não grita pela falta de impunidade.

O que não dá é pra achar “normal” que não vejamos estas pessoas pagando pelo que fizeram, achar “normal” esconder dinheiro (público) tanto quanto esconder corpos humanos em pedaços de metros cúbicos.

E o que me arrebenta é não saber o que dizer ao meu filho de dez anos quando pergunta: Eles não vão presos mãe?

O balde ta cheio sim! O meu já transbordou; e por mais que alinhave essa bainha, toca dentro de mim todos os sinos e uma insistente campainha de fervorosa resistência à morte dos verdadeiros valores.

- Sim filho, hoje à noite, antes deles serem julgados e levados à prisão, assistiremos seus pedidos de desculpas diante de toda Nação.

Claro que é um sonho...mas como já dizia Vitor Hugo: Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã.

Mirea
Enviado por Mirea em 20/01/2010
Código do texto: T2039749