O "bendito" Futebol brasileiro

Todo domingo,toda quarta, ás vezes até aos sábados passa o “bendito” jogo de futebol.Campeonato brasileiro,Paulista, libertadores e o diabo-á-quatro.

Vivo me perguntando, o que há de tão divino, bonito e insaciável no futebol. Nunca encontrei a resposta, pelo contrário, só confirmei ainda mais minha opinião de que, no Brasil, é um esporte machista , supervalorizado e de certa forma...medíocre.

Primeiramente, para ficar bilionário nesse meio é facílimo: Não é necessário educação, aliás não é necessário nem saber falar.Um dia, na escola, minha professora de Língua Portuguesa contava-nos de uma entrevista que ela vira há pouco, de um jogador de futebol, onde aconteceu o seguinte caso: O técnico perguntava ao jogador porque ele não tinha pegado a bola, e o jogador respondia: “Ah, eu fiz que fui e acabei não fondo”.Minha turma caiu na risada. Isso me deixa furiosa! Eu estudo como louca para ter um bom futuro, e esses “jogadorezinhos” que não sabem falar e não têm o mínino senso de ética, educação e moral, estão aí, aparecendo na TV e ganhando milhões;bilhões.

Outro aspecto revoltante do futebol é sua supervalorização.Como eu já citei no início, a TV transmite jogos ao menos duas vezes por semana, em quase todas as emissoras da TV aberta.Aí eu penso: O Brasil não tem outro tipo de esporte?Cadê a super liga de vôlei? Basquete? Handbaal?Onde se encontram, agora, os tenistas e as ginastas? Só o futebol tem o direito de aparecer duas vezes por semana, e os outros esportes, que são tão bons quanto(Ou até melhores), não aparecem nunca, exceto nas olimpíadas, e quando, raramente (Por milagre!) aparecem, não têm tantas chamadas na TV e nem tanta expectativa do público, que já está corroído pelo “bendito” futebol e nem deve saber o que é pegar uma bola com as mãos á não ser que seja um goleiro.

São tão fúteis que chegam á ser ridículos; tão ridículos que chegam á ser engraçados:Aqueles “benditos” programas de futebol.Mesa redonda, quadrada, triangular...sei lá.Só sei que nesses programas eu dou muita risada, pois os participantes, juntamente com o apresentador, discutem futebol como se fosse uma questão de saúde mundial! A salvação do mundo está nos pés daquele jogador!É como se o fato de fulano ter agarrado a bola mudasse o futuro da nação! Se um jogador famoso entra num time decaído, a festa é maior do que a virada de ano no Rio de Janeiro!E o pior não são os programas e a discussão sobre “saúde planetária” que há neles, o pior é o otário espectador que assiste ao jogo no domingo e ao Mesa Quadrada na segunda, onde eles discutem exatamente o que se passou no jogo do dia anterior,porém fazendo o maior escândalo.Não vejo o que há pra se discutir de um jogo comum, se fosse polêmico ( com brigas e tudo mais, o que não é difícil de se ver), ainda é aceitável, mas discutir o porquê a bola entrou no gol é um sério problema de obsessão.Só rindo pra não quebrar a TV.

Mas o que é mais duro de aceitar é o machismo contido neste esporte,que parece implícito aos olhos do mundo. A seleção brasileira joga, sim,e muito bem, tão bem que estamos rumo ao hexa! Mas a seleção feminina joga centenas de vezes melhor.Os jogos dessas mulheres dão orgulho de ver, aí sim eu me preencho com um sentimento patriota, pois elas jogam com raça e lutam até o último minuto, não se importando com o dinheiro que vão ganhar e sim com o jogo! E elas sim merecem ganhar rios de dinheiro.A fortuna do Ronaldinho deveria ser da Marta, porque ela joga com o corpo, coração e alma! Se elas tivessem as mesmas oportunidades que a seleção masculina, já estaríamos com a décima Taça do mundo. Mas isso seria possível no Brasil?Não. Um país , onde o seu esporte preferido só ilustra a sua sociedade: Machista, medíocre,e supervalorizada pelo fato da população não enxergar o que ela provoca.

“Bendito” Brasil.

Lucy Van Pelt
Enviado por Lucy Van Pelt em 19/01/2010
Reeditado em 29/06/2010
Código do texto: T2039417
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.