Carta para F. Espanca

01/12/2009 (do diário de um poeta, diário este que ainda não existe)

me sinto com quinze anos. não estou mais muito feliz (tristeza não tem fim, felicidade sim), na verdade estou emocionado, com vontade engasgada de chorar. não sei o motivo, estou sentindo uma confusão danada, um desequilíbrio. por isso me sinto com quinze anos. que diabo será isso? algo estranho. parece uma longa despedida do mundo, uma morte. lá vou eu com morte de novo, mas parece. fernando sabino (eu acho, ou hélio?) disse que a morte parece tão maior e grandiosa quanto mais jovens somos. depois nos acostumamos com a idéia e a morte não nos assusta mais. tem a ver com a própria maneira de ver o mundo, que funciona do mesmo jeito, foi o que ele disse. entendo isso.

tenho vontade de visitar o túmulo de Florbela Espanca. saudosa Soror Saudade. Suspiro por você. pois a noite hoje é uma flor de laranjeira, a sacudir suas pétalas de luz. AH, FLORBELA! Florbela, Florbela!

O Alentejo. marca de azeite...

Florbela Espanca. Onde está você? Me abrace essa noite. Noivado estranho.

O fantasma de Florbela por trás da minha persiana, me mandando beijos de amante triste em despedida. Soror Saudade, vamos tomar um sorvete qualquer dia desses? como eu tomava com Isadora? no Pátio Brasil Shopping? antes da série de suicídios?

hoje iluminaram meu bloco pro natal, com pétalas de luz. natal, natal, jingles all the way.

quero Florbela Espanca passando o natal comigo. não cometa suicídio, Florbela. Florbela, se eu gostasse de você? você parece ser igual minha ex, "não gosto de homem muito bonzinho". Sra. Espanca.

estou comovido...

boa noite Florbela, no nosso próximo encontro você poderia me ensinar um pouco de direito, pois preciso aprender mas acho muito chato. não dê uma de Virginia Woolf e cometa suicídio, isso é bobagem de escritor moderninho. NÃÃÃÃO MORRA!

estou te esperando, amor.

Ó, Princesa Encantada da Quimera...!

"e a noite escura, extasiada ao vê-la,

as brancas mãos no peito, quase em cruz,

teve um brilhar feérico de estrela

que se esfolhasse em pétalas de luz!"

(a linda mitologia de Florbela)

--*--