O sorriso do palhaço

Abriram-se as cortinas e ele surgiu para ocupar o centro do picadeiro. Era por muitos aguardado e fora anteriormente anunciado com grande alarde.

Não podia decepcionar, pois muitas expectativas eram criadas em razão do seu personagem e provocar gargalhadas era o seu ofício. Era a alegria do circo, estava ali para entreter e alegrar uma multidão ávida por momentos como aquele, sedentos para extravasar o riso.

E diante de sua platéia formada por diferentes idades e classes sociais, desfiou o seu repertório de piadas, encenou situações engraçadas e terminada a sua apresentação, sendo aplaudido com muito estrondo e entusiasmo, recolheu em silêncio para o vazio do seu camarim. Ali se despia da sua máscara e iniciava outra história. Tão real quanto a que vivera minutos atrás, porém com menos riso.

Retirou cuidadosamente a maquiagem, enquanto a face revelava as suas macas de sofrimento, denunciando a sua vida de dramas, de amarguras, de aventuras e desventuras da sua luta diária.

Era alguém que vivia de sentimentos contraditórios, ora o riso, ora o pranto, ora a alegria, ora a dor. Mas o palco tinha lugar somente para o artista, para o palhaço e suas tristezas e dissabores não podia deixar transparecer.

No apagar das luzes, voltou para o seu cotidiano, para sua casa, onde mulher e filhos o esperavam. Amanhã tudo se repetia e novamente era esperado, com as mesmas expectativas. Afinal, o show tinha que continuar.

Wesley de Carvalho
Enviado por Wesley de Carvalho em 18/01/2010
Reeditado em 11/11/2010
Código do texto: T2036881
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.