Imagem Google



 
WILLIE 

Conheci o Willie lá pelos idos dos anos 70, magro, voz suave e alegre, o coroa de 65 anos era um garçom cordial que sabia conduzir a vida com toda a leveza de sua alma iluminada, de família tradicional de bananicultores de Corupá – SC, cedo fora internado num seminário de padres Capuchinhos em Curitiba, aprendeu muito sobre a Bíblia, quase nada sobre a vida.

Aos 18 anos inseriram-no no mercado de trabalho... auxiliar de guarda-livros, profissão rotineira e enfadonha que compensava com as noitadas nos inferninhos e “snook-bars” da metrópole. Tornou-se um excelente jogador de sinuca e carteado.

Confessou-me um dia: - não tive tempo para namorar, nem casar, o jogo absorveu minha vida, sou o último sobrevivente da família , a pequena herança que eles me deixaram torrei na jogatina.

Jogador compulsivo, demitiram-no do trabalho pois raramente aparecia no escritório.

Do modesto quarto de pensão estava prestes a ser despejado, problemas a vista, necessitava de uma renda para sobreviver,e, jogar...

Na rotineira ronda da noite pelos cassinos clandestinos, um italiano proprietário do Bar do Vizinho, que conhecia as habilidades do moço, propôs-lhe: - você vai ser meu “snook-man”. (*) E assim foi... “Patos”abundavam a seara dos jogos de tacos do boteco.

A comissão proposta pelo proprietário garantia-lhe o sustento, com sobras, o jogo pelas madrugadas  apaziguava-lhe a compulsão.   
       
Curitiba se modernizava, o pequeno boteco adernava em mares bravios.

Mudança de ares, ao interior...o Bar do Vizinho aportava em São Bento do Sul, SC como uma nova opção de lazer e entretenimento. Tempos inesquecíveis.

Madrugadas incríveis nas mesas de pano verde sob luz neón, e o Willie comandava o espetáculo: - joga vizinho é a sua vez...e as bolas coloridas ziguezagueavam rumo as caçapas de couro marrom.

Inesquecíveis noitadas dos “Cuba-Libres”, caipirinhas de rum, bolinhos de carne, petiscos de frango com azeitonas, salsichas cozidas com raiz forte.

Efeitos colaterais?
O sorriso daquele menino magro de 75 anos, bigodes brancos, sapatos creme com polainas claras, calças folgadas sustentadas pelos indispensáveis suspensórios azuis.




* "sock-man" - jogador pago para jogar pela casa.




 
 
Este texto faz parte do Exercício Criativo – Efeitos Colaterais.
Saiba mais, conheça os outros textos: http://encantodasletras.50webs.com/colaterais.htm