CAJUZINHOS ….

 

           Aos meus amigos, amigas e inimigos eu gostaria de pedir um grande favor. Não me convidem para festas que não tenham cajuzinhos.

          Na verdade, não  é um pedido é uma verdadeira súplica . Tudo bem que tem gente que gosta de empadinhas, olhos de sogra, brigadeiros e cocadas mas eu, doçólatra assumido, não suporto viver sem meus amados cajuzinhos.

          Pra mim cajuzinhos numa festa fazem muito mais falta que cerveja morna. E isso é muito simples de entender. Cerveja posso tomar em casa ou no meu barzinho mas cajuzinhos, nem sempre consigo encontrá-los do meu gosto.

         Aliás,  acabo  de  me lembrar de uma coisa super curiosa. Por que esse docinho, verdadeiro manjar dos deuses,  é chamado de cajuzinho se nele, pelo menos que eu saiba, vai uma grande mistura de chocolate, amendoim torrado e pitadas de açúcar.

          Se alguém souber o motivo, por favor me ensine, me esclareça, me explique, me tire todas as dúvidas e no caminho, por favor me tragam pelo menos uma meia dúzia deles.

          Quem me conhece de perto sabe o quanto adoro qualquer tipo de doces e se querem saber, até já experimentei doce de jiló, jaca e de uma outra fruta esquisita lá do nordeste que agora nem me lembro o nome.

          Sendo doce como qualquer um mas minha grande paixão, minha colossal fraqueza é pelos cajuzinhos. Um dia ainda vou tentar bater meu recorde de doze deles comidos numa só festa e olha que só não comi mais porque acabaram.

          Recentemente estive numa festa infantil e depois dos habituais cumprimentos, entrega do presente e do primeiro copo de cerveja morna disfarcei e procurei verificar onde estava localizada a mesa dos docinhos. Fiquei simplesmente decepcionado quando não vi nenhum prato ou bandeja com os queridos cajuzinhos.

        Mas o que poderia fazer ? Continuei comendo empadinhas e tomando cerveja, morna , nunca é demais lembrar.

          Depois de cantarem um desafinado parabéns prá você e de servirem fatias de bolo e bandejas de doces , para minha alegria, escondidos entre olhos de sogra e queijadinhas vi alguns tímidos cajuzinhos.

          Infelizmente a bandeja passou muito rápido bem na minha frente mas, como sou um grande teimoso e não desisto fácil, fui atrás e consegui só dois. Mas antes dois do que nenhum !

          Por conta e culpa desta tentação de chocolate com amendoim já paguei um dos maiores micos da minha vida. Foi no aniversário da minha afilhada.

         A festa estava a pleno vapor quando descuidadamente e sem nenhum compromisso entrei na cozinha que curiosamente estava deserta. Dei de cara com uma enorme bandeja só de cajuzinhos e sinceramente não resisti.

          Fui  comendo um a um até que ouvi passos atrás de mim. Era a dona da festa e sem saber o que fazer e com a boca cheia de docinhos, peguei rapidamente a bandeja e sem pronunciar uma palavra passei por ela e fui servir o que sobrou dos cajuzinhos aos convidados.

          Até hoje minha comadre brinca comigo dizendo não ter entendido muito bem a minha atitude de bancar o garçom . É claro que jamais revelei o motivo !

           Se pudesse  comeria essa delicia de doce todos os dias e com certeza, a cada um que provasse, seria melhor que o anterior.

          Às vezes me surpreendo com o fato de existirem pessoas que não gostam de doces. Tudo bem que tem gente com problemas de saúde e por recomendação médica só suportam e se empaturram de adoçantes.

         Confesso que meu único problema é não suportar adoçantes e pelo menos até agora, não fui proibido de comer doces. Meus exames sempre apresentam regularidade e com certeza desse desgosto não vou morrer.

          Se  tivesse jeito para mexer com os botões do fogão aqui de casa, aliás com qualquer fogão, eu tentaria fazer um enorme cajuzão.

          Não deve ser difícil pois sei que cajuzinhos são feitos de chocolate, amendoim torrado e pitadas de açúcar. Pode ter mais um ou outro ingrediente mas não deve ser difícil de fazer.

          Estive pensando em comprar um livro de receitas só de doces. Assim, fazendo doces nos dias e horas que tiver vontade não vou incomodar ninguém. Mas, infelizmente sou muito bom para comer e na cozinha sou um desastre.

         Ao lado do meu trabalho, para minha alegria e felicidade, tem uma pequena loja de doces e lá tem sempre um cajuzão não muito grande, mas que não deixa de ser um cajuzão.

         Quando não tem, prefiro comer um doce de batata doce que não é tão gostoso como meus amados cajuzinhos mas, doce é doce e ponto !!!

 

                                                *********





                                                               

(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 17/01/2010
Reeditado em 25/02/2013
Código do texto: T2035171
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.