'NÓS SOMOS QUEM ESTAMOS ESPERANDO..."

"Boa noite Sócio,

Hoje, lhe escrevo para falar de impressões pessoais sobre coisas e fatos que vêm acontecendo em cadeia, e que apesar de estarem em páginas diferentes do mesmo jornal, me parecem conectadas. È como se algo complexo, sério e profundo estivesse por acontecer e para não causar um pânico sensacionalista, as mensagens estivessem escondidas em cada um deste fatos e ou pessoas envolvidas, com o objetivo claro de chamar nossa atenção para as mudanças necessárias, para se enfrentar a vida nova que está por vir ou que já está aqui(?) e não sabemos.

Fiquei pensando na melhor maneira para me dirigir a você neste assunto pesado, e as palavras que me vieram a mente foram: irmão, amigo, companheiro... somos tão próximos!

È que além das nossas ligações comerciais e ou familiares, atividades cotidianas, amizade e ou diferenças, nós temos no mínimo esta vida, este tempo em comum, e assim por entender, significa que somos parceiros nesta labuta diária. Concluí portanto que somos mesmo é sócios das fortunas e infortúnios que acontecem no dia a dia deste planeta, e mais dia menos dia, receberemos nossos lucros e dividendos, das atitudes que tomamos e principalmente daquelas que deveríamos ter tomado.

Somos sócios por exemplo, do patrimônio cultural musical brasileiro, somos sócios deste calor por vezes insuportável, desta massa violenta e sem cultura que desce, mas também sobe os morros; dos resultados do PIB e todos os manipuláveis manipuladores da economia. Enfim, somos sócios deste planeta que nos acolhe e de todas as conseqüências da humanidade que lhe explora.

Estive chocada e ofendida por vários dias, desde que assisti a um filme de produção Al kaeda, onde seus novos líderes se apresentavam enquanto evocavam com seus olhos negros e profundos de ira e mágoa, a comunidade de homens, mulheres , crianças e adolescentes Islamitas, a juntarem-se ao exército do ódio contra o inimigo em comum, o U.S.A. Confesso que o vídeo foi até instrutivo, pois mostrava as imagens dos bombardeiros que operam sob controle remoto americano, bombardeando vilas repletas de civis no Paquistão. Foi instrutivo, porque já faz um ano, que apenas vejo uma campanha de marketing bonita e celebrativa em nome de Barak Obama, Nobel da paz 2009, representando o USA. È conveniente que a imagem dele nunca apareça próxima ás imagens de violência, não é? Mas, o ponto é que fiquei arrasada, de ver o mal tão inteligentemente bem representado e distribuído globalmente através dos melhores jornais, convidando a uma população descriminada e perseguida a fazer o mal! Os líderes da Al kaeda pediam as pessoas que não perdoassem e não esquecessem. Uma convocação do mal.

Fiquei sem sono... Meus Deus nos socorra!

Desejei do fundo de meu coração, que a exemplo do líder católico Bento XVl, que personalidades de impacto e líderes do bem, também tivessem a oportunidade e o interesse, de se levantar na mídia e convocar as pessoas a fazer o bem. Inspirar-lhes um caráter melhor, inspirar-lhes a caridade através das intenções e do pensamento, para que voluntariamente nossas atitudes fossem transformadas. Necessitamos de figuras fortes em nossa sociedade, que nos inspirem a sermos corretos com o planeta que nos acolhe, para que possamos apreciar a beleza do ser humano quando vibra em seu estado positivo superior. Necessitamos de figuras sociais que sejam importantes na vida de nossas crianças, adolescentes e para nós, adultos. Necessitamos ver pessoas boas e corretas, vencendo e brilhando, para que possamos almejar trabalhar, para sermos assim também.

Ao ligar a TV ontem de madrugada, assistí um programa em homenagem á Sra.Zilda Arns: sua vida, seus objetivos, projetos e conquistas foram o reflexo de seu amor ao próximo e desprendimento.

Há uma semana eu estava estarrecida pelos líderes da Al kaeda na TV, e clamando por uma resposta do bem, e hoje, a manchete mundial, é um líder da humildade, doação e amor. Infelizmente esta personalidade chegou ao nosso conhecimento através de uma triste catástrofe, mas, que personalidade maravilhosa e inspiradora! Com um exemplo de vida atual, moderno, ativo, responsável e abundantemente Franciscano, sendo divulgado através da mídia, para inspirarmo-nos a ser do bem. “Deus tem um estilo único, bíblico e arrebatador de agir e demonstrar seu poder de amor”, pensei comigo.

Precisamos de líderes assim, a Sra Zilda Arns foi e é, em nossa memória, o tipo de pessoa que necessitamos ver nos jornais todos os dias, para que possamos absorver novos valores, para que possamos almejar crescer nesta vida, da maneira correta. Como sociedade ,necessitamos parar de admirar o sucesso/sítio/loja/esposa/peito/emprego novo do vizinho, ou a roupa/talento/estilo/jeito de dançar/comportamento da atriz da novela/cantora de funk/axé/mellow metal/pop. Necessitamos ter acesso ao sucesso dos homens e mulheres que fazem a diferença em nosso universo. Através da admiração das atitudes corretas, poderemos iniciar a imitá-las e causar um impacto positivo em nossos destinos. Nossas crianças merecem ser educadas e inspiradas por líderes desta estirpe!

Vamos nos levantar e vamos inspirar nossos corações a bater palmas em reverencia a D.Zilda Arns. Ela nos representa em nosso melhor perante o mundo. Ela é tão ou mais especial que sua celebridade favorita!

Todos temos dores, contas, perdas e depressões. Mas ainda podemos desfrutar da oportunidade de curar nossas próprias feridas, ou seja cuidar de nossos problemas individuais; enquanto comunidades inteiras sofrem todas as perdas imagináveis, enquanto lutam para salvar a própria vida e a vida daqueles a quem amam.

Vinte pessoas morreram desde o natal na Inglaterra, com um frio abaixo de 20 graus. Estão ilhados em suas casas. As reservas de gás, (que é a fonte de energia principal do país, utilizada para aquecer a água dos lares e todos os ambientes sociais”), estão no fim. As perspectivas estão se complicando com a escassez de sal (utilizado para minimizar o gelo das ruas, para que as pessoas e carros possam transitar) e assim como outros recursos naturais.

Bem, e o que é que nós temos haver com isso?

Bem, eu Vanessa senem, aos 18 anos, fui morar na Europa. Passei por momentos difíceis, mas especialmente em Londres na Inglaterra, nunca fiquei sem trabalho, sem teto, sem comida. Diferentemente até das experiências vividas em meu próprio país, nunca fui desrespeitada em nenhum aspecto. Por isso e muito mais, eu amo o povo inglês, pois eles entendem muitas coisas fundamentais para a sociedade feliz , por isto concedem o respeito ao espaço e direito de cada um, nas mínimas coisas da vida. Do seu lugar na fila, o seu horário marcado, até o seu cargo conquistado. Então, tenho motivos pessoais para me importar com as pessoas de lá, além de é claro, ter família, amigos e uma história no continente europeu. Como parte das memórias dos dramáticos momentos que vivi, jamais esquecerei um doloroso inverno, onde eu e meus (na altura) únicos e agora eternos amigos Jander e Luis Fernando, dormimos juntos abraçados, ou melhor, passamos gélidas noites acordados, agarrados uns aos outros para nos proteger do frio,tremendo debaixo de alguns cobertores na casa, sem aquecimento. Foram dias horríveis, mas,

hei ! No termômetro marcavam apenas 4, 5 graus abaixo de zero, não eram os vinte graus negativos que estão matando pessoas em várias cidades.

O que é que nós temos haver com isso?

Perdoem-me, se meus motivos, meu texto, não for o mais adequado para tocar o seu coração, e mexer na sua disponibilidade. Mas como sugere a música de Caetano Velozo, vamos pensar no Haiti, compreendendo, que o Haiti, é aqui.

Não podemos parar a chuva com nossas mãos, não podemos parar o frio, não podemos salvar os adolescentes e famílias inteiras que morreram no litoral do Rio neste réveillon, mas como sociedade, somos responsáveis pela movimentação tectônica que destruiu o Haiti. A necessidade de preservação e recuperação de nosso planeta é uma realidade cujas prioridades são pendentes nas agendas de todos os líderes políticos mundiais e esta cobrança, depende de nós. Necessitamos mudar nossa atitude perante a vida, antes que machuquemos mais pessoas. Nosso consumo exacerbado e nossa atitude desinformada no dia a dia já tirou milhões de vidas.

Estamos recebendo notícias de catástrofes naturais semanalmente e assim mesmo, continuamos não reciclando, usando e exigindo descartáveis para nossa comodidade em todas as circunstancias. Consumimos produtos de marcas e indústrias que destroem o planeta e por este motivo, já nem existem e ou estão sendo processados nos países bem informados, onde os consumidores têm voz e as partes interessadas em proteger o meio ambiente, têm poder. Somos infelizmente, coniventes e ignorantes, somos perfeitos e poderosos consumidores dos produtos que nos destroem e que provavelmente nos deixarão sem água encanada em apenas 15 anos.

Você tem amigos que vivem na Europa? Familiares? Sócios? Ninguém? Será que isto é possível, que ainda pensemos que em 2010, não haja ninguém, relacionado a nós, sofrendo nas enchentes de São Paulo, ou na gélida Alemanha?

O que as pessoas que morreram e estão morrendo de frio na Europa e enchentes em São Paulo e Rio de Janeiro, e as vítimas do terremoto no Haiti têm em comum? Já ouve um tempo, em que as notícias e os pedidos de socorro vinham sempre do terceiro mundo, mas desde o 19 de Setembro (observação pessoal), como escreveu nosso querido Renato Russo: “... Mas a tempo são os jovens que adoecem...”e aqui estamos:

- ouvindo pedidos de socorro do primeiro, do primeiríssimo mundo. È fato, que de uma maneira ou de outra, as pessoas estão sofrendo em todas as realidades.

O dinheiro já foi motivo de segurança para as pessoas, mas hoje ele não pode comprar sua paz. Se uma catástrofe chegar até sua cidade, suas economias talvez sejam suficientes para salvaguardar sua casa e seus filhos, mas não será o suficiente para salvar seus vizinhos, o porteiro, os filhos da empregada, seu bairro, suas vias de acesso, a bolsa de valores, os concorrentes , os clientes e assim por diante. A vida pára e o caos torna-se ordem. Acordemos, pois precisamos mais do que dinheiro agora, agora precisamos de uma nova consciência, necessitamos aprender a viver uns com os outros, a respeitar nosso espaço em comum, os direitos do semelhante são os direitos do seu filho amanhã.

Sou leiga em muitos aspectos, então me comprometo a fazer uma pesquisa. Entrarei em contato com personalidades ativas e amigas na Finlândia, Suécia, e Dinamarca, onde a consciência social ambiental é madura, pois está alerta já há mais de 20 anos. Vou buscar dicas para nossa mudança de comportamento no dia a dia e lhe enviarei, para que possas imprimir e dividir estas informações com todas as comunidades onde tens convívio.

Vamos formar uma onda gigantesca de energia e amor, e enviá-la para as pessoas no mundo lá longe e aqui bem perto. Nós somos todos um, e precisamos nos ajudar. Vamos fazer algo bom, vamos meditar para obter paz interna e orar pela paz mundial, vamos mentalizar as donas de casa de São Paulo, tentando salvar suas geladeiras, morrendo de medo dos ratos, das doenças e tentando proteger seus filhos. Vamos enviar força e coragem a elas, vamos pedir a Deus, ao universo e a Todos os bons que nos acompanham , para que ajudem as pessoas que sofrem nas catástrofes simultâneas que nos atingem globalmente.

Podemos orar pelos que necessitam, enviando-lhes bênçãos e passes. Mas se estes não fizerem parte de sua filosofia de vida, tenho certeza que em sua crença ou ausência da mesma, há algo que você possa enviar como roupas, cobertores, ou sua presença como voluntário. Pois o que o dinheiro não comprar, vai faltar, mas o que não for amado, o que não tiver a atenção apropriada dos outros seres humanos, vai mesmo morrer.

Converse sobre este assunto, com quem puder, lembrando que: cada um de nós, tem seus pequenos problemas, mas todos temos problemas enormes em comum, como civilização. Portanto, vamos descentralizar nossas atenções e cuidar de quem está a nosso alcance cuidar, vamos fazer parte do grupo de pessoas que fazem a diferença. Existe um elixir de cura para cada um de nós e está aguardando para que comecemos a pensar no próximo e prestar-lhe verdadeira ajuda fraternal, para que as bênçãos sejam distribuídas entre todos nós. Vamos ajudar uns aos outros, através de pequenos gestos de carinho, atenção e doação verdadeira. Pense que a cura de seus problemas, está contida no sorriso do outro e vá a luta! Acredito plenamente que todos já sofremos muito, por causa do egoísmo, então basta. Sejamos mais amigos, mais próximos, mais irmãos. Afinal de contas, somos sócios! (Vanessa Senem)"

Faço de cada uma delas, as minhas palavras porque este é o meu sentimento também. Obrigada pela leitura, Sócio :)

GLAUCIA TASSIS
Enviado por GLAUCIA TASSIS em 17/01/2010
Código do texto: T2034675
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.