Monteiro Lobato e sua semelhança com Hitler
Trechos do Livro “O Presidente Negro”.
Monteiro Lobato e sua semelhança com Hitler!
(...) A lei espartana reduziu praticamente a zero o numero dos desgraçados por defeito mental (...)
Com uma idéia totalmente biológica da desgraça humana, se considerada desgraça, e que por meios eugenistas tudo se resolveria, nada seria mais antigo que a eugenia Grega, e mesmo assim dizem que Lobato era um grande autor. Imagine só, as crianças lendo esta pseudo Obra!
Segue...
(...) Desapareceram os peludos – os surdo-mudos, os alejados natos, os fanaticos, os gramaticos, os misticos, os retoricos, os vigaristas, os corruptores de donzelas, as prostitutas, a legião inteira dos mal-formados no físico e no moral, causadores de todas as perturbações da sociedade humana (...)
Que coisa, como era este considerado um autor excepcional? Tão aclamado pela crítica... Com uma visão esperada para a época apenas reproduziu, reproduziu, reproduziu, reproduziu, reproduziu...
(...) A solução branca era expatriar os negros (...)
Mas se não fossem os negros, o que seria dos Americanos na Guerra da secessão, e dos brasileiros na Guerra do Paraguai?
(...) Acho até que a divisão do país constitui uma solução otima, a melhor possivel, dado o erro inicial da mistura das raças. (...)
Os negros iriam para o Amazonas, seriam isolados lá... Era este um campo de concentração de Lobato? Queria Lobato em sua ficção concentrar os negros e exterminá-los? Era esta a verdadeira face de Lobato?
(...) despejar os cem milhões de negros americanos no vale do Amazonas (...)
Era esta a idéia central de sua ficção? Por que não discutimos isso no Sitio do Pica-Pau Amarelo?
Leia também:
GARCIA, A. B. . Monteiro Lobato: realidade, ficção ou racismo?. In: Carlos Alberto Ferreira Danon, Lúcia Marsal Guimarães Silva. (Org.). Estudos Culturais. Curitiba: Aymará, 2008, v. , p. 46-47.